Continua após publicidade
Continua após publicidade

4 dúvidas sobre a primeira menstruação

Foto: Dedoc/CAPRICHO A Clara escreveu pra gente com algumas perguntas sobre a primeira menstruação. E como as dúvidas dela com certeza são as mesmas de muitas meninas, a gente esclarece aqui no blog: 1. Quais são os sinais que o corpo dá quando uma garota vai ficar menstruada? A primeira menstruação costuma vir cerca de […]

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 21h10 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Foto: Dedoc/CAPRICHO

A Clara escreveu pra gente com algumas perguntas sobre a primeira menstruação. E como as dúvidas dela com certeza são as mesmas de muitas meninas, a gente esclarece aqui no blog:

1. Quais são os sinais que o corpo dá quando uma garota vai ficar menstruada? A primeira menstruação costuma vir cerca de dois anos depois que os seios e pelos pubianos começam a crescer. E seis meses depois de aparecer na sua calcinha um corrimento meio esbranquiçado, parecido com clara de ovo. Também é grande a chance de você menstruar na mesma idade em que sua mãe. 

2. Menstruação precoce faz mal? Não. A idade mais comum para uma garota ficar menstruada é entre os 11 e 13 anos. Por isso, parece estranho quando alguém fica mocinha aos 9 anos, por exemplo. Mas isso pode acontecer e não há nada de errado nisso, pois os médicos consideram normal uma garota menstruar a partir dos 8 anos. Se ela menstruou, é porque seu corpo já está maduro o suficiente para que ela entre na puberdade. 3. Dá para adiantar a primeira menstruação? Sim. Mas isso só pode ser feito com a ajuda de um médico e com um bom motivo para isso (por exemplo, você já tem 17 anos e não menstruou ainda por causa de algum problema hormonal). A situação mais comum entre as meninas é querer atrasar a primeira menstruação. Dessa forma, elas podem garantir alguns centímetros a mais de altura, pois o esperado é crescer entre 5 e 7 centímetros nos três anos depois de menstruar e parar por aí. De novo: isso também só pode ser feito com a orientação de um médico e só quando há necessidade.

4. Como contar para a minha mãe que eu menstruei? Numa boa. Lembre-se que ela também passou por isso e vai ficar feliz pelo fato de você estar crescendo. Ela ainda vai te orientar, ajudando a escolher o melhor absorvente e dando dicas de como colocá-lo para que o fluxo não vaze. Se você não quer que ela conte de cara para as suas tias, por exemplo, avise. Mas nada de fazer grande drama por uma coisa que é perfeitamente normal, ok?

Ficou alguma dúvida? É só escrever pra gente!

Beijos !

Publicidade

Publicidade