Se você é apaixonada pelo universo da beleza, com certeza sabe quem é Vic Ceridono. A jornalista e influenciadora criou seu próprio blog em 2007, quando começou a falar sobre maquiagem e bem-estar na internet, e virou referência no assunto. Agora, ela entra em uma nova etapa ao lançar a sua própria marca, a Vic Beauté, e, em entrevista à CAPRICHO, conta detalhes dos bastidores desse projeto que tem a cara dela ao misturar muita personalidade com características práticas e funcionais.
O empreendimento não nasce de um sonho tão antigo de Vic Ceridono como apaixonada por maquiagem, mas de uma ideia que teve início há alguns anos. “Não é um sonho de uma carreira toda”, afirma a jornalista. “Eu sempre amei marcas e descobrir as histórias delas. Essa vontade foi algo recente a partir de experiências que eu tive criando coisas que foram para o mundo e tiveram uma vida curta. E, com isso, eu vi um espaço e percebi que tinha uma coisa para trazer ao mundo em forma de produto. A minha marca foi concebida há quase quatro anos, mas ela é um resultado de todos os meus anos de trabalho e mais tempo ainda de uma pessoa que ama maquiagem e que acredita no poder e no impacto positivo da maquiagem na vida das pessoas.”
O caminho até a criação dos produtos foi difícil, uma vez que a marca é independente, foi feita do zero e partiu de uma série de exigências fundamentais. “Todo o processo de criação da marca foi nos mínimos detalhes. Não existe nenhuma marca grande por trás, então levantei investimento, montei a equipe e não fiz as coisas correndo”, conta.
Nesse primeiro drop da Vic Beauté, temos dois produtos. O Stick Tudo (R$ 149), nas palavras de Vic, é o produto que mais representa os atributos da marca. Ele possui textura leve, é cremoso, em bastão e multifuncional – funciona para os lábios, olhos e bochechas. Disponível em cinco cores, a ideia é que ele não fosse extremamente pigmentado, porque, dessa forma, facilita para quem não tem muita intimidade com maquiagem. Mas, se você gosta de um visual mais intenso, também dá para construir camadas, viu? Outro ponto importante foi a embalagem, que tem um toque vintage, chic e minimalista ao mesmo tempo, qualidades que se assemelham ao estilo da própria Vic. “A ideia era uma embalagem que não remetesse a nada específico. As pessoas olham um batom e pensam que tem que usar na boca. Para quebrar esse raciocínio, tinha que fazer um diâmetro específico para encaixar bem nas áreas do rosto e uma embalagem que você olha e fala ‘O que é isso? Não sei, pode ser o que eu quiser.'”
O Batom Facinho (R$ 99) chega em três cores e em uma versão transparente com o objetivo de hidratar os lábios (sim, tem ácido hialurônico na fórmula!), deixar um acabamento luminoso e uma leve corzinha, além de poder ser utilizado como blush. A proposta é que ele seja um produto básico e prático para levar no nécessaire do dia a dia, tanto que a embalagem é refilável – e o refil será lançado ao final do ano.
Apesar do universo infinito de produtos que encontramos nas lojas hoje, Vic se define como uma entusiasta da quantidade de opções e imprime no DNA do seu novo negócio o que há muitos anos fala na internet. “As marcas agregam umas às outras. E, pensando como consumidora, eu quero ter opção, ter uma coisa de cada. Não existe muito limite se você tem uma personalidade. […] Eu sempre falei que você pode usar um produto de vários jeitos, mesmo quando esse discurso não era comum. Meu primeiro vídeo que eu fiz na internet, que deve ter uns 16 anos, é ensinando uma maquiagem em 5 minutos que eu uso o blush como sombra. Então, tem uma coerência e uma consistência das coisas que eu sempre falei que estão traduzidas nessa marca, que eu acho que isso por si só já é um diferencial.”
O pensamento de otimizar o nécessaire também integra os pilares da Vic Beauté, e ela espera que essa versatilidade atinja os mais diferentes públicos. “Como marca, isso tem uma certa ousadia. Não quero vender por vender, eu quero construir uma coisa consistente de longo prazo que é o jeito como eu vejo a minha carreira toda.”
“Existe um público que não necessariamente ama maquiagem, mas que também pode ser beneficiado. Espero que esses produtos sejam apreciados por pessoas que amam maquiagem, mas costumam fazer um look muito simples, que é bem o meu caso, pessoas que amam uma maquiagem mais chamativa, pessoas que não amam maquiagem, mas que, por algum motivo, têm que usar e tentar melhorar essa relação, e até pessoas iniciantes ou que não amam maquiagem. Eu quero que os produtos sejam muito plurais e que todo mundo possa se encontrar ali em algum lugar dessa marca“, completa.
“Espero que as pessoas se sintam felizes usando os produtos. Eu sou uma pessoa muito otimista, então acho que essa é uma marca otimista, e acredito muito nesse poder que a maquiagem tem de transformação, mesmo que seja uma transformação pequena, e no impacto que isso tem na sua confiança. Quando você se sente confiante, tudo fica melhor, as coisas fluem melhor. Eu acredito nesse poder da maquiagem e eu espero que os produtos sejam uma ferramenta para as pessoas se sentirem assim.”
Vic finaliza revelando o quanto a CAPRICHO fez parte da sua adolescência e como dar essa entrevista foi um grande momento para ela. “Pensando na CAPRICHO, eu acho que tem uma coisa lúdica nesses produtos. A embalagem, as cores, a fórmula, a textura, o quanto é fácil de espalhar… Se eu fosse uma adolescente hoje, eu me identificaria com isso. Você pode passar para ir à escola, tipo um blush e uma sombrinha leves. Os produtos cabem muito bem nesse lugar.”
Os produtos da Vic Beauté estarão à venda a partir de 9 de agosto no e-commerce próprio da marca. No lançamento, o frete grátis será nas compras a partir de R$ 190, e a partir de R$ 330 você ganha um copinho organizador, desenvolvido em parceria com o ateliê de design brasileiro É Pedra.