Contato com fontes de calor, poluição e até mesmo o excesso de alguns produtos são fatores que podem prejudicar a saúde do nosso cabelo. Para fazer a manutenção e restauração dos nossos fios, o detox capilar é uma técnica muito indicada por profissionais.
Pensando nisso, conversamos com especialistas que contam o que é o detox capilar, quais são os benefícios do procedimento e como você pode realizá-lo em casa. Vem dar uma olhada!
O que é o detox capilar?
O detox capilar nada mais é do que um tratamento simples que não utiliza nenhuma química para limpar e recuperar o cabelo desde o couro cabeludo até as pontas. Legal, né?
Para que você entenda melhor como funciona esta técnica, a CAPRICHO conversou com Brenno Faro, Chief Marketing Officer (CMO) da marca de cabelo Forever Liss, Ana Elisa Lista, especialista em pesquisa e desenvolvimento (P&D) também da marca e com a cabeleireira Laiane Fuentes, do salão de beleza Fast Escova Mooca.
Brenno Faro explica que, assim como utilizamos um chá ou suco detox para retirar as impurezas do nosso corpo, o detox capilar serve exatamente para isso, retirar as impurezas dos nossos fios – excesso de produtos, químicas e também após o contato com água do mar e da piscina.
Além disso, ele explica que esse processo serve como uma prevenção aos danos da química, pois uma das principais funções dos produtos detox é selar a cutícula do cabelo, diminuindo os riscos de um processo químico.
Benefícios do detox capilar
Ainda de acordo com o CMO da Forever Liss, com o acúmulo de impurezas no cabelo a longo prazo, os produtos de beleza param de dar bons resultados. Sendo assim, um dos principais benefícios do detox capilar é limpar essas impurezas para que o cabelo possa absorver de uma forma mais eficaz os produtos aplicados.
“O detox capilar ainda reduz a sobrecarga de danos causados pelo uso de química, exposição a agentes poluentes, acúmulo de produtos e oleosidade excessiva. Incluir essa técnica na rotina de cuidados restaura a saúde integral dos fios”, completa a profissional Laiane Fuentes.
Para quem o detox capilar é indicado?
O detox capilar é indicado para todos os tipos de cabelo – até mesmo para as cacheadas e crespas, que costumam produzir menos oleosidade nos fios em comparação a uma lisa, por exemplo.
“Ele não tem contraindicações, porque não envolve agentes químicos na composição. Mas, lembrando que, se a pessoa estiver passando por algum tratamento específico ou tenha alergia a algum componente dos produtos, a melhor conduta é perguntar para o médico responsável se o ideal é realizar o detox capilar“, alerta a especialista Ana Elisa Lista.
Além das contraindicações para pessoas que estão passando por algum tratamento específico nos fios ou couro cabeludo, Ana Elisa indica que o detox capilar seja realizado um vez ao mês ou a cada 3 semanas em cabelos oleosos. Anota a dica!
Como realizar a técnica?
Caso você não possa investir em no procedimento em um salão de beleza, pode encontrar com facilidade em perfumarias e farmácias linhas de detox capilar para realizá-lo em casa. Nossa dica é que você procure por resenhas e conheça a reputação da marca escolhida. Combinado? Ao apostar na linha de detox capilar, basta seguir as instruções da marca e arrasar!
“Se você quiser um detox completo e com linhas profissionais, recomendo que ele seja realizado no salão de beleza”, completa Laiane Fuentes.
Cuidados após o detox capilar
Após completar a técnica, você pode seguir normalmente com sua rotina de cuidados com o cabelo e aproveitar seus produtos de uma forma ainda mais eficaz. Brenno e Laiane indicam o uso de produtos com ativos hidratantes ou nutritivos. Que tal aproveitar o momento para iniciar um cronograma capilar?
E aí, o que você acha de testar a técnica?
Quem colaborou com a matéria: Brenno Faro, CMO da Forever Liss, Ana Elisa Lista, especialista em P&D da Foverer Liss e Laiane Fuentes, da Fast Escova Mooca.