Continua após publicidade
Continua após publicidade

Dicas para tingir o cabelo em casa sem errar!

Deu vontade de mudar a cor do seu cabelo? Dá para fazer isso em casa sem grandes dramas! Mas, antes de sair tingindo os fios por aí, é preciso tomar alguns cuidados, como fazer o teste de alergia, por exemplo. Siga as dicas e troque a cor do cabelo já! Foto: Capricho/Dedoc Passo 1: faça […]

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2016, 20h20 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Deu vontade de mudar a cor do seu cabelo? Dá para fazer isso em casa sem grandes dramas! Mas, antes de sair tingindo os fios por aí, é preciso tomar alguns cuidados, como fazer o teste de alergia, por exemplo. Siga as dicas e troque a cor do cabelo já!

Foto: Capricho/Dedoc

Passo 1: faça testes antes de tingir

Antes de trocar a cor do cabelo, você vai precisar fazer testes simples para checar se não tem nenhum tipo de alergia à tinta. Então, dois dias antes, passe um pouco da mistura da tinta atrás da orelha. Espere 40 minutos e enxágue. Se a pele ficar irritada, desista da coloração!

Continua após a publicidade

Passo 2: prepare os fios

Nada de tingir os fios sem prepará-los para receber a tinta. Então…

· Três dias antes : evite sprays e musses, que acumulam resíduos nos fios e atrapalham a fixação da tinta.

· Na véspera: hidrate os fios com uma máscara hidratante. Não passe produtos sem enxágue.

Continua após a publicidade

· No dia: não lave os cabelos antes de pintá-los! A oleosidade natural do couro cabeludo é uma forma de proteção e evita irritações.

· Na hora: antes de começar, aplique uma camada espessa de pomada para cabelos ou creme hidratante no contorno do rosto, rente às raízes. Assim você evita manchas de tinta na pele.

Foto: Thinkstock

Continua após a publicidade

Passo 3: escolha a melhor tinta

A tintura mais apropriada vai depender do seu objetivo. Se ele for:

· Escurecer o cabelo: prefira os tonalizante ou os xampus colorantes, que são menos agressivos que a tinta permanente, mas têm o mesmo efeito.

· Ficar loira: o melhor é usar uma tintura permanente. Ela contém amônia e oxidante, capazes de alterar a cor do pigmento dos fios. Aqui, o tonalizante não teria tanto poder de clareamento.

Continua após a publicidade

· Virar ruiva: assim como quem quer escurecer, você não vai precisar da tinta permanente. Apesar de durarem menos, as tinturas semipermanentes têm uma ótima pigmentação!

Foto: Capricho/Dedoc

ESQUEÇA…

…Marcas de tinturas que não são conhecidas, pois elas podem acabar danificando suas madeixas. Peça indicações para seu cabeleireiro e para suas amigas!

…Mudanças drásticas. Você corre um grande risco de errar na cor. Criar um look radical é super bem-vindo, mas deixe-o para o cabeleireiro fazer no salão. Uma pequena mudança, como mechas coloridas nas pontas por exemplo, já pode fazer aquela diferença e é mais seguro de tentar em casa!

…Deixar a tintura ou tonalizante mais tempo que o indicado . Pare de acreditar que isso vai deixar a nova cor mais vibrante. Leia direitinho a duração indicada na embalagem e respeite-a!

…A cor do cabelo na foto da embalagem . O tonalizante não altera a cor original dos fios. Por isso, nem adianta esperar que o resultado proposto na caixinha fique igual no seu cabelo se a cor dele é muito diferente à da foto.

Continua após a publicidade

…O banho muito quente . A água em altas temperaturas facilita o desbotamento da cor.

…Água oxigenada com volumes muito altos, para evitar danos. Se for descolorir, use, no máximo, volume 40.

E aí, gostou das dicas? Está pensando em mudar a cor dos fios?

Publicidade

Publicidade