Continua após publicidade

Estes cuidados te ajudam a manter sua pele saudável no verão

Horário de tomar sol? Protetor ideal? Veja dicas para aproveitar as altas temperaturas com segurança!

Por Sofia Duarte 2 jan 2022, 10h00

A estação das altas temperaturas, com viagens à praia e momentos divertidos na piscina chegou! O verão está entre nós, e, para você continuar mantendo sua rotina de skincare em dia, pegamos algumas dicas importantes com o dermatologista Dr. Danilo Henrique Couto de Moraes.

Ele falou sobre cuidados que mantém a saúde da pele, tanto do corpo como do rosto, aumento da oleosidade, protetor solar e até como evitar fungos em ambientes úmidos. Vem conferir!

Em quais cuidados devemos ficar atentos para manter a pele saudável no verão?

Como a pele também é um reflexo da nossa saúde, o Dr. Danilo explica que nesse período de temperaturas altas, torna-se ainda mais importante aumentar a ingestão de líquidos. Ou seja, ande com uma garrafinha d’água para não se esquecer disso, viu? “A hidratação começa de dentro”, afirma o dermatologista. “Alimentos leves, orgânicos e ricos em vitaminas também ajudam a nutrir e construir uma pele viçosa e bonita.”

A aplicação do seu hidratante queridinho é outro hábito que faz toda a diferença no cuidado do rosto e do corpo!

Garota usando chapéu de palha, óculos de sol e deitada em uma cadeira de praia enquanto passa protetor em spray no rosto
GIPHY/Reprodução

Como escolher o protetor solar ideal?

Segundo ele, é fundamental saber identificar o seu tipo de pele. “A pele do brasileiro tende a ser oleosa e mista. Se for o caso, um protetor oil free se adaptará bem. Indico sempre FPS 30 ou superior. No rosto, nunca menos do que isso.”

Quais são os horários mais indicados para tomar sol?

Os melhores horários para tomar sol são antes das 10h e após às 16h. E o sol é essencial no estímulo da produção de vitamina D, hein? Esse processo ocorre com maior eficácia em horários não tão seguros, mas uma exposição de 10 a 20 minutos é o suficiente para isso.

Olaf, de Frozen, tomando sol com óculos de sol, um drink e fechando um guarda-sol
Olaf, de Frozen GIPHY/Reprodução

A pele tende a ficar mais oleosa no verão?

“Com o aumento da temperatura, na tentativa de proteção da pele, o sistema seborregulador tende a aumentar a produção de sebo, o que deixa a pele mais oleosa”, conta o Dr. Danilo. “Por isso, a importância da limpeza e hidratação rigorosa da pele. Não sendo necessário o aumento do número de lavagens, duas vezes ao dia é o suficiente. Basta apenas usar o sabonete específico para cada tipo de pele.”

A combinação de sol, areia e piscina aumenta o risco de doenças de pele, como micoses?

O profissional explica que o ambiente úmido e quente é favorável para o crescimento de fungos e, com isso, o aumento das micoses. “O ideal é usar peças sempre limpas. Evitar permanecer com peças úmidas ou molhadas por muito tempo. Lavar a pele com sabonetes, secá-la principalmente em locais de dobras e hidratá-la para ajudar na manutenção da barreira cutânea.”

Anotou as dicas para aproveitar o seu verão do melhor jeito possível? 😉

Quem deu as informações: Dr. Danilo Henrique Couto de Moraes, dermatologista

Publicidade