Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre os foxy eyes, técnica de maquiagem que reproduz as características dos olhos da raposa. O estilo está fazendo o maior sucesso e já conquistou várias famosas, entre elas, Flavia Pavanelli. Porém a influenciadora resolveu ir ~um pouco mais fundo~ no visual e revelou, nesta terça-feira (9/6), que fez até um procedimento estético nos olhos para conseguir ter o formato sem precisar de make.
Flavia compartilhou um vídeo em seu Instagram Stories explicando que fez a mudança em uma clínica. “Fiz [de maneira] bem sutil com a minha dermatologista. Tem algum tempo já, foi bem antes da pandemia”, explicou. A técnica usada foi com fios de PDO para levantar os cantos externos das pálpebras superiores, puxando-os levemente em direção às têmporas.
Apesar de estar em alta no universo da beleza, o foxy eye causa muita polêmica. Várias garotas asiáticas, inclusive famosas, levantaram o debate sobre como esse formato de olho pode ser associado a uma apropriação cultural. Em entrevista ao Universa sobre o tema, a maquiadora profissional Kamila Hee explicou que, apesar da tendência não ser intencionalmente racista, é uma característica da aparência asiática. Fazendo um paralelo com as pessoas negras, ela refletiu: “Quando [as tranças e os lábios volumosos] faziam parte da estética da população negra, elas eram consideradas feias. Quando uma pessoa branca, loira, começou a usar, virou tendência. Por que a mesma ação tem dois pesos e duas medidas?”
Pelo Twitter, a atriz Ana Hikari questionou uma outra influenciadora por realizar o mesmo procedimento, inclusive durante a pandemia. “Pra quem tá falando que foxy eyes é ‘só estética’ que faz referência à ‘raposa’ e [não tem] ‘nada a ver com asiáticos’, só queria dizer uma coisa: essa semana teve blogueira branca saindo do isolamento social para fazer o procedimento estético de foxy eyes e postando Story escrito: ‘Eu tô japonesa'”, escreveu a atriz.
Na mesma rede, o internauta Yushuke Sugawara também levantou o debate. “O que racializa pessoas amarelas são os olhos, é o elemento mais marcante da nossa raça. Pessoas brancas usurparem de um elemento que marca a racialização amarela e transformar em moda é racista. Querem ser a gente, mas só até certo ponto, querem os elementos, mas seguir com seus privilégios”, afirmou.
Qual é a sua opinião sobre o assunto?