Quando o assunto é acne, um dos tratamentos mais conhecidos é feito com o famoso Roacutan. Como se trata de um remédio bastante eficaz, muita gente acha que ele é a solução para todos os problemas com espinhas. Maaaas… será que qualquer pessoa pode usar o medicamento?
Na verdade, não. O Roacutan é uma opção para casos mais graves de acne corporal e facial, quando outros tratamentos não tiveram o resultado desejado. Ele ainda é contraindicado para jovens com menos de 12 anos, gestantes e pessoas que não completaram o ciclo de crescimento (e aqui se encaixam vários adolescentes, né?).
O medicamento age na regulação da oleosidade da pele e, vale lembrar, impõe uma série de restrições ao paciente. Junto com o tratamento é preciso fazer exames periódicos para acompanhar e controlar os efeitos colaterais, que incluem queda de cabelo e ressecamento intenso da pele, do nariz e da boca.
Embora o Roacutan só seja vendido com prescrição médica, é sempre importante lembrar: nunca comece nenhum tratamento para a pele sem consultar um dermatologista, ok?