Continua após publicidade

Vitão conta que usa a maquiagem e seu estilo como formas de se expressar

Em entrevista à CAPRICHO, o cantor diz que a vontade de brincar com sua estética visual nasce na diversidade da sua música

Por Sofia Duarte 7 out 2022, 11h03

Já faz um tempo que estamos observando como o Vitão vem usando dos artifícios da moda e da beleza como ferramenta de expressão para compor sua imagem como artista. O cantor brasileiro adora brincar com diferentes penteados em seu icônico cabelo cacheado e não tem medo de mostrar sua personalidade por meio de suas escolhas de looks e até maquiagens. Em entrevista à CAPRICHO, ele reflete a respeito disso e conta como vê a relação entre sua música e estética visual.

Fui descobrindo ao longo do tempo o meu interesse pelo mundo da moda, mas eu sempre gostei de estética, de me vestir, sempre gostei de cores, de compor cores diferentes e de brincar com isso. E sempre observei muito as estéticas das músicas, as sonoridades, os timbres, e como esse tipo de mistura é enriquecedor. Então, foi com muita naturalidade que isso passou para a minha estética de fato”, afirma. 

View this post on Instagram

A post shared by V I T Ã O (@vitao)

Para Vitão, trata-se de mostrar de modo concreto o que está dentro dele. “A gente diz muita coisa com o nosso rosto, com a nossa roupa, o cabelo, com as cores que a gente usa, com os tecidos, as texturas, as brincadeiras que a gente está fazendo com a nossa roupa, com a nossa estética e com as nossas pinturas. São o que comunicam e dizem muito sobre a gente, sobre o nosso estado de humor, sobre o nosso mood do dia e sobre o que a gente quer passar para o mundo. Eu vejo como mais uma forma de expressão, além da música, além da dança, além do canto e da composição. A vestimenta e a estética também são formas de comunicar, de passar sentimento, de passar uma mensagem.”

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by V I T Ã O (@vitao)

“A imagem é uma parte muito importante do nosso trabalho, porque quando as pessoas ouvem a sua música, elas também imaginam você, imaginam você cantando, a sua expressão facial, dependendo da música que estão ouvindo, se é uma música triste, alegre, rápida ou devagar”, continua. “É um conjunto de coisas, a nossa música com o nosso visual, a forma que a gente se apresenta para o mundo. E, no meu caso, eu tenho buscado me apresentar para o mundo cada vez mais da forma mais genuína possível e da forma que eu tenho vontade. Tanto que eu tô sempre muito diferente, vestindo coisas muito diferentes. Um dia eu tô supermaquiado, outro dia eu tô zero maquiado, com o cabelo preso, outro dia com o cabelo bagunçado ou com vários coques, de boné, com roupa larga de skate, outro dia tô com roupinha curta e apertada. Brincar com isso, essa é a minha proposta como artista. E é algo que vem muito antes da estética, isso nasce na minha música. A minha música cada vez mais tem trazido uma diversidade e uma mistura, uma miscigenação muito grande, muito forte de referências e de estilos e de musicalidades, então isso acaba se expressando naturalmente na minha estética.”

View this post on Instagram

A post shared by V I T Ã O (@vitao)

O que impressionou em um vídeo postado pelo cantor no Instagram foi sua facilidade para fazer um delineado – que, às vezes, a gente fica um tempão treinando para chegar a um resultado que nos satisfaça, né? E, segundo ele, isso vem da sua facilidade com desenho desde a infância. “Eu nunca tive uma grande inspiração de ninguém dentro do mundo da maquiagem com quem eu tenha aprendido a fazer maquiagem. Inclusive, foi algo que veio acontecendo bem naturalmente, pelo simples fato de ir fazendo e de ir aprendendo. Eu acho que eu tenho uma certa facilidade por conta do desenho, eu sempre tive facilidade com desenho na escola, sempre influenciou muito esse lado do desenho, das artes plásticas e das artes visuais.”

Continua após a publicidade

No entanto, apesar de mensagens superfofas e carinhosas vindas dos fãs, a publicação também foi motivo de hate. “Eu acho muito doido as pessoas se incomodarem com as outras por coisas tão supérfluas, tão pequenas, como uma maquiagem, uma pintura, uma roupa, um estilo de cabelo ou qualquer coisa do tipo. Mas também não vou deixar de fazer as coisas que tenho vontade, não vou deixar de ser eu jamais. Outro lado de tudo isso é um grande conservadorismo, um machismo, as pessoas ligam tudo ao sexo e é muito doido como tudo diz respeito à sexualidade, mas na verdade não é assim. Eu, pelo menos, não vejo assim. A vestimenta, a roupa, a maquiagem não deveriam ter ligação alguma com a nossa sexualidade e não têm. As pessoas acabam fazendo essa ligação muito forte e é importante gerar esses debates, discussões saudáveis, mudanças e continuar firme.”

View this post on Instagram

A post shared by V I T Ã O (@vitao)

Perguntamos se o cantor tem vontade de explorar ainda mais essa sua ligação com moda e beleza e fazer uma coleção de roupas ou de maquiagem assinadas por ele, e a resposta foi sim. “Com certeza. Em breve vou explorar mais mercadologicamente a minha estética, vender isso para as pessoas, vender liberdade de vestimenta e de como a gente se porta no mundo, vender uma ideia de que as pessoas podem ser da forma que elas têm vontade e que isso possa mudar todos os dias.” <3

Publicidade