Continua após publicidade
Continua após publicidade

7 características típicas de um “macho escroto”

Mentir, manipular, humilhar e objetificar são alguns dos comportamentos típicos do jogo desse cara

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 27 abr 2020, 20h12 - Publicado em 31 mar 2020, 10h42
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

De uns anos para cá, o termo “macho escroto” surgiu na internet para definir aqueles caras que manipulam, são tóxicos, assediam, traem, diminuem, objetificam e/ou tentam tirar vantagem de alguma mulher – ou de várias. O BBB20, por exemplo, tenha você esquecido ou não, teve muitos participantes que agiram exatamente dessa maneira.

Um por todos e todos por um Rede Globo/Reprodução

Com câmeras transmitindo cada atitude e fala dos brothers, a discussão sobre o quanto certas posturas são erradas e abusivas ganhou ainda mais espaço. Na tela, estavam sendo exibidos comportamentos que, infelizmente, são reproduzidos por milhares de homens aqui fora e originados de uma cultura com raízes machistas e patriarcais.

Continua após a publicidade

A seguir, confira alguns dos comportamentos típicos de um macho escroto:

1. Ele sempre te interrompe
Você pode estar falando sobre algo que estuda na faculdade, sobre algum tema que ama e tem propriedade, e o cara vai te interromper e te corrigir dizendo, muitas vezes, a mesma coisa que você acabou de falar só que com outras palavras. Quando um homem tenta te explicar de maneira simplista algo que você já sabe, subestimando o seu intelecto por você ser mulher, ele está praticando masnplaining.

Continua após a publicidade

2. Vive dizendo que você precisa mudar
O “macho escroto” implica com a maneira que você fala, se comporta e veste, te fazendo inclusive sentir-se culpada por ser quem é, como se você estivesse mesmo cometendo erros e sendo mal interpretada pela sociedade. Segundo esse cara, você precisa mudar e, é claro, ele só está dizendo ~pelo seu bem, porque se preocupa com você~

3. Te diminui toda hora
Se o homem adora te contar sobre seus feitos e suas conquistas, mas, quando você está feliz e fala sobre alguma realização sua, ele te diminui ou muda de assunto… Bem, ele pode estar não só minimizando seus merecimentos, como te tratando com inferioridade – e, tantas vezes, pelo simples fato de ser mulher. É o que chamamos que “Síndrome de Gastão”, personagem do clássico da Disney A Bela e a Fera. “Não há igual a Gastão, mais herói que Gastão, não há queixo mais másculo que o de Gastão. Sou o tipo de homem impressionante! Mas que machão é o Gastão”.

 

4. Trata mulheres como se fossem prêmios
Você deve conhecer um menino que, sozinho, é uma coisa, mas quando se junta com o grupinho de amigos se torna outra completamente diferente: fala do corpo das meninas da sala como se elas fossem objetos, julga que tal garota não presta, mas que a outra é pra casar, que consegue pegar quem ele quiser…  Só que, quando alguém questiona essa mudança de comportamento, ele diz que é normal, “coisa de homem”. Qual será o segredo desse cara para ter uma autoestima tão alta, não?!

Continua após a publicidade

5. Quando vocês discutem, ele grita e te humilha
Homens que perdem a cabeça em questão de segundos, não aceitam ser contrariados, levantam a voz para tudo, apontam o dedo na sua cara e te xingam são perigosos. Ele pode até, depois de um tempo, pedir desculpas e falar que nunca mais vai fazer algo do tipo… Mas quem garante? Quem garante que não vai ser pior? Não dá para viver com medo. 

6. Ele trata mal a própria mãe
Repare na maneira como seu namorado ou amigo trata a mãe e as mulheres da família dele. O jeito como ele age com elas reflete como ele acredita que pode agir com outras mulheres por aí. Se o cara grita com a mãe dele ou a desrespeita, e ainda diz que sabe que precisa mudar, mas que é coisa “de menino”, corre que é cilada.

7. Ele não entende o conceito de limites
E, basicamente, não aceita que “não é não”. Tem vezes que ele até acha que, quando uma menina diz não, ela está fazendo apenas charminho, um doce, dá pra acreditar?! Dá, né? Te segurar pelo braço ou pela cintura, mesmo após você se esquivar, insistir para ficar com você e forçar um beijo, ainda mais se você não tiver em condições de se proteger, é assédio, sim. 

Petrix balançou os seios de Bianca Andrade, enquanto ela estava claramente embriagada, durante a primeira festa do BBB20 Globo/Reprodução

É importante lembrar que um macho escroto nem sempre segue necessariamente um estereótipo e que mais características podem ser incluídas na lista (aliás, se tiver algum item para adicionar, escreva ela nos comentários). Uma coisa, porém, é certa: todo “macho escroto” tem uma masculinidade bastante frágil, que ele tenta camuflar a todo custo.

Continua após a publicidade

Cuidado! Muitos podem acabar se tornando irresistíveis com o tempo e se mostrarem dispostos a aprender, mas a essência é difícil de modificar.

Publicidade

Publicidade