Apresentadora alega ter sido demitida por estar acima do peso; Globo nega
'Há dois anos entrei numa briga com a balança depois de ter engordado muito na gravidez', disse a jornalista.
No último sábado, 23, a jornalista Michelle Sampaio postou um desabafo no Facebook e deu a entender que havia sido demitida por estar acima do peso, segundo padrões sociais e da emissora. A âncora, que trabalhava na Rede Vanguarda, afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba, estava na casa há 16 anos.
“Nesses últimos dois anos, por estar acima do peso, fiquei um bom tempo trabalhando nos bastidores. Cheguei a emagrecer um pouco, voltar pra reportagem e apresentação do jornal, mas saí ‘do vídeo’ novamente porque nunca de fato voltei ao peso de antes da gravidez, que foi o pedido da emissora”, escreveu a profissional. Michelle ainda aproveitou o espaço para agradecer o apoio dos colegas de trabalho e deixar claro que a opção de desligamento foi da Vanguarda. “Como muitos sabem e me acompanham, há dois anos entrei numa briga com a balança depois de ter engordado muito na gravidez. Foram 14 anos priorizando o trabalho, mas, desde a chegada da minha filhinha, ela virou minha prioridade número um de vida, de tempo e de dedicação”, declarou.
A Rede Globo, contudo, publicou uma nota depois da repercussão do caso dizendo que a funcionária não foi demitida por causa do peso: “esse tipo de conduta seria incompatível com a política de respeito adotada pela casa”. Michelle, mais uma vez, usou o Facebook para se posicionar: “sabendo da minha responsabilidade como jornalista e tendo o respeito e admiração de milhares de pessoas, jamais postaria algo que não fosse verdadeiro e escrito com o coração”.
Para muitas pessoas, a emissora só se posicionou dessa maneira porque ficou preocupada com a imagem, já que o depoimento de Michelle Sampaio viralizou nas redes sociais. “Covarde”, “hipócrita” e “preconceituosa” foram alguns adjetivos usados para se referir à Rede Globo. Essa não é a primeira vez que a rede televisiva se envolve em polêmicas do tipo. Recentemente, a Globo foi questionada sobre a magreza de suas principais apresentadoras, como Patrícia Poeta. Em 2016, notícias como “Globo bane gordinhas e ‘cheinhas’ das bancadas do jornalismo” (publicada pelo UOL) ganharam os noticiários online. Na época, Mariana Godoy, Renata Ceribelli e Ana Paula Campos estavam no time das gordinhas.
Vivemos numa sociedade de aparências onde nem sempre talento e profissionalismo bastam.