Continua após publicidade
Continua após publicidade

BBB24: 5 vezes em que Nizam foi manipulador em só uma semana de programa

Com uma semana de reality, Nizam deixa sinais claro de que gosta de manipular, principalmente as mulheres

Por Mavi Faria 17 jan 2024, 17h46

O nome de Nizam não sai da boca do povo e não é por um bom motivo. Nos últimos dias, a casa do BBB24 têm percebido sinais que, aqui fora, já estavam bem claros: Nizam é uma pessoa muito manipuladora. Invertendo situações a seu favor, mentindo de forma convincente para as pessoas e colocando umas contra as outras, o executivo de contas tem criado uma teia complexa de um jogo feio que pode estar por acabar. 

A manipulação, embora seja um aspecto já muito alarmante, não é o único traço tóxico do jogador. A humilhação do corpo feminino, o machismo ao querer desistir de conquistar Alane pela recusa dela em ter relações sexuais e a postura amena, inocente e pacificadora em um debate com outro homem, enquanto que, em discussão com uma mulher, levanta a voz, coloca o dedo na cara e se impõe de forma agressiva, são outros indícios de que Nizam é um jogador perigoso. 

A tentativa de influenciar e controlar os sentimentos, pensamentos, comportamentos e percepções das pessoas da casa quase foi bem sucedida. Só que, nesse caso, as câmeras são uma aliada para entendermos de verdade o que aconteceu. Lucas Pizane, eliminado da noite de ontem, chegou a confessar que, mesmo estando no ambiente onde Nizam havia feito certo comentário, quando ele chegava e contava uma versão diferente, era feito de forma tão convincente e precisa, que Pizane duvidou da própria memória e acreditou no jogador.

Continua após a publicidade

Por mais que essas situações sejam ampliadas e intensificadas no reality, não são exclusivas dele. Pessoas como o Nizam existem na vida real, nos enganam, manipulam e não conseguimos identificar o movimento delas. Para entender melhor em quais momentos o jogador expões sua manipulação e até te ajudar a identificar esse tipo de comportamento, selecionamos alguns exemplos!

Os cinco vezes em que Nizam foi manipulador no BBB

Quando tentou controlar o jogo usando “afeto”

Antes mesmo de se envolver definitivamente com Alane, enquanto ainda estavam apenas nas indiretas e nos flertes, Nizam já tinha a plena certeza e convicção de que conseguiria mudar o voto da jogadora, convencendo-a a não ir na amiga dele, mesmo que ela fosse alvo de Alane. Como um serviço a ser cumprido, o jogador assumiu a responsabilidade de fazer essa movimentação e até mesmo conseguiu tirar de Alane em quem ela iria votar e expor ao seu grupo, mesmo que, de início, garantiu a ela que não conversariam ou combinariam jogo. Os aliados de Nizam chegaram a comentar que seu jogo de leva e trás não fariam bem aqui fora, mas isso não pareceu o incomodar.

Continua após a publicidade

Quando descredibilizou o desmaio de Alane

Na última festa, houve um momento bem tenso onde Alane desmaiou nos braços do Nizam. Eles estavam conversando sobre a treta com a Vanessa Lopes e Alane pediu para ele deixar ela contar a verdade a Vanessa – que foi ele quem fez comentários sobre a influenciadora. A resposta de Nizam foi a clássica passiva-agressiva: afirmou categoricamente como ela iria estar tomando uma péssima decisão se fizesse isso, mas deixando claro que ela faz o que quiser – aquela coisa de, faça o que quiser, mas está sendo burra e está errada.

Visivelmente abalada, a modelo desmaiou de estresse. Depois, na festa, com medo do cancelamento da casa e de colocarem a responsabilidade nele, Nizam tensou persuadir Alane a descredibilizar o que ela sabia ser um fato – o desmaio aconteceu pelo estresse – e reinterpretar para uma crise de pressão baixa, situação onde ele realmente não teria nenhuma responsabilidade envolvida. A mentira reafirmada com tanta certeza quase deixa Alane em dúvida do que sentiu e do que sabe que aconteceu – esse é um sentimento bem comum ao convivermos com manipuladores.

Continua após a publicidade

Quando inventou uma versão do que ele próprio havia falado

Ainda na história Vanessa, Nizam tinha sido muito claro na sua opinião negativa sobre ela ficar olhando sempre para o espelho na frente dos meninos. Mas, na frente dela… A história foi outra, literalmente. Ele inventou uma outra versão, em que comenta de forma positiva sobre o trabalho dela e o que ela faz. Vanessa, claramente, acreditou. Sem dar a chance de ouvir Alane e de entender de verdade o que estava acontecendo, Vanessa já estabeleceu seu voto de confiança ao Nizam e comprou sua história inventada.

Quando mentiu e ainda saiu como vítima

Nem mesmo Davi, a pessoa com o posicionamento mais bem estabelecido da casa até agora, conseguiu fugir da manipulação de Nizam. Após a grande briga após a formação de paredão, onde Davi foi enviado pela segunda semana consecutiva, ele ouviu que Nizam havia incentivado e levado ao segundo grupo votante a irem nele. Entendendo um pouco a personalidade do outro participante e sua manipulação em outras situações, Davi o xingou e se revoltou com ele. Nizam, por outro lado, adotou uma postura calma, muito diferente da que ele havia tido em debates com mulheres.

Continua após a publicidade

Depois dessa situação, eles conversaram e Nizam afirmou com todas as letras que isso não era verdade e que o voto era em conjunto – o que não era completamente mentira, mas foi ele quem convenceu Raquelle a aceitar votar no Davi também. A articulação de Nizam nas votações, não só nessa, é um ponto que Davi já tinha reparado no jogador e ajudado em sua percepção após a votação. Mesmo assim, Nizam negou esse tipo de movimentação e deixou Davi no papel de quem era completamente e unicamente errado.

Quando recontou mais uma história para se safar

No quarto do líder na semana passada, Nizam comentou com os outros homens do corpo de Yasmin Brunet, chegando a dizer que era “estranho”. Outros comentários foram feitos, nenhum deles de forma positiva, principalmente pelo Rodriguinho, que há uma semana vem regulando e comentando desnecessariamente sobre o que Yasmin come. Hoje, ela e Wanessa perguntaram a ele quais comentários tinham sido feitos e ele jurou que não havia nada de mais, apenas comentando como acham tal mulher bonita. A mentira dita com tanta veracidade, novamente, é levada como verdade, até porque, das pessoas que estavam presentes no quarto, nenhum deles dará a versão verdadeira e como Nizam parece tão sincero… É fácil acreditar.

Continua após a publicidade

Nem parece que tem câmeras na casa, né?

Publicidade

Publicidade