Uma “bola de fogo” cruzou o céu na noite de ontem, 15, e pode ser observada de várias cidades no noroeste paulista e na região sul do país. Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o acontecimento foi causado pela entrada de uma rocha espacial na atmofera da Terra às 21h35 e registrado em Nhandeara e Indiaporã, além de por outras 5 câmeras do Clima ao Vivo espalhadas pelo estado de São Paulo e no Paraná.
O corpo celeste chamou atenção por um motivo específico: sua luminosidade! O meteoro marcou -9,5 na escala de magnitude usada para medir o brilho de objetos celestes pela astronomia, enquanto o planeta Vênus atinge -4,5.
“O número em si indica que foi bem luminoso, cerca de 100 vezes mais brilhante que o planeta Vênus. Meteoros mais luminosos que Vênus também são chamados de fireballs ou “bolas de fogo”, explicou a Bramon através do seu site.
Segundo a organização, não há registros de que a bola de fogo tenha tocado o solo e na maioria dos casos esses objetos se pulverizam durante a trajetória de queda.