Na última quinta-feira (6), a chuva de meteoros Draconídeos começou a cair, mas será apenas na noite desta sexta-feira (7) que ela ficará visível para os brasileiros.
O fenômeno é anual e ganhou esse nome porque os meteoritos saem da constelação de Draco (ou Dragão). Ele produz, em média, dez estrelas cadentes por hora, que podem aparecer em qualquer canto do céu. Por isso, olhar atento, hein?!
Segundo especialistas, o início da noite será o melhor momento para conferir a chuva, que dura até segunda-feira (10). Contudo, como na segunda já estaremos na Lua Cheia, que começa dia 9 e garante um céu mais iluminado, ficará mais difícil de ver as estrelas cadentes.
Ah! Também é legal dizer que o fenômeno é mais visível para quem vive no Hemisfério Norte. Por isso, os brasileiros que moram nas regiões Norte e Nordeste serão mais agraciados. E quanto menos iluminação artificial o lugar tiver, melhor!
Para os amantes de astronomia, mais uma dica! Nos dias 21 e 22 de outubro teremos mais uma chuva de meteoros, desta vez Orionídes, que também será visível do Brasil – isto é, se as condições climáticas ajudarem…
E aí, vai tentar ver algum Draconídeo no céu?