Continua após publicidade

Como foi o 1º implante de chip cerebral em humano da empresa de Elon Musk

A ideia do dispositivo da "Neuralink" é permitir que a pessoa com dificuldade motora controle um computador apenas com o pensamento. 

Por Da Redação 30 jan 2024, 19h20

A “Neuralink”, empresa do bilionário Elon Musk, realizou o primeiro implante de chip cerebral em um humano no último domingo (28). Chamado de “Telepathy” (Telepatia), a ideia do dispositivo é permitir que a pessoa controle um computador apenas com o pensamento. 

Os estudos com implantes cerebrais em humanos foram liberados pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos no ano passado. Antes do humano, o chip foi testado em um macaco. Esse tipo de dispositivo que usa ondas sonoras para ajudar pacientes com síndromes graves a se comunicarem não é algo inédito, outras empresas já trabalharam com isso antes.

Poderiam se inscrever para ser voluntário dos testes pessoas com paralisia decorrente de lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA). O nome e mais informações do paciente que realizou o procedimento não foram divulgados, mas Musk garantiu que a pessoa está se recuperando bem. Segundo ele ainda, os resultados iniciais foram promissores. 

Continua após a publicidade

A cirurgia para implantar o chip foi realizada por um robô, que contou com câmeras, sistema de tomografia e uma agulha hiperfina para inserir o chip. A empresa não divulgou em qual parte do cérebro o dispositivo foi colocado.

Essa pesquisa da “Neuralink” levará cerca de seis anos para ser concluída.

 

Publicidade