Compartilhar nudes nas redes sociais “só pelo meme” é crime desde 2018
Pode dar muitas curtidas, parecer engraçado e até inofensivo. Pode não dar em nada, mas pode dar. E é crime
Na última terça-feira (14/7), uma suposta nude de Tiago Iorc viralizou nas redes sociais e está rendendo até agora. No Twitter, muitos usuários compartilharam a imagem “só pela zoeira” ou por “utilidade pública”. Pouquíssimos julgaram o fato de o cantor ter uma suposta imagem íntima vazada, como acontece quando vazam são fotos de mulheres. Independentemente da discussão envolvendo gênero, é importante lembrar que compartilhar imagens de nudez sem consentimento é crime no Brasil desde 2018.
A lei foi sancionada por José Antonio Dias Toffoli, ministro do Superior Tribunal Federal. Nela, fica previsto que publicar, compartilhar, vender imagens e vídeos de sexo, nudez ou pornografia sem consentimento pode dar cadeia. A pena varia de um a cinco anos de prisão. O mesmo vale para crimes de importunação sexual.
Nossa, mas mesmo que todo mundo esteja compartilhando o print? Sim, se a pessoa em questão se sentir lesada de alguma maneira e recorrer à Justiça, os usuários podem ser incriminados. Até 2018, esses processos resultavam em multas por indenização apenas.
Compartilhar a nude em conversas de WhatsApp também é crime? Também. E comentar sobre ela na internet? Não, a menos que o comentário esteja diretamente ligado a um tuíte com a imagem, por exemplo. Mas, ao comentar, fica subentendido que você viu a foto.
A prática de mandar nudes por livre e espontânea vontade não é proibida por lei, contudo, compartilhá-las com terceiros sem o consentimento da pessoa que mandou é. O crime se agrava quando esse conteúdo foi acessado através da invasão de dispositivos informáticos.
Justin Bieber leva Hailey ao mesmo lugar que teve um date com Selena Gomez
Flay presenteia Bianca Andrade com item de moda que custa mais de R$ 5 mil
Thais Braz curte Lollapalooza 15 dias após cirurgia na testa
Imagens da 2ª temporada de ‘O Verão que Mudou Minha Vida’ são divulgadas