Nesta quarta-feira (15/7), os parques EPCOT e Hollywood Studios, no Walt Disney World, em Orlando, nos EUA, reabriram as portas e, com isso, todo o complexo voltou a funcionar, já que os parques Magic Kingdom e Animal Kingdom haviam reaberto no último dia 11. Em meio a recorde de casos diários de COVID-19 na Flórida, a Disney faz um movimento ousado.
Após quatro meses fechados, o maior período da história, os parques temáticos reabrem com medidas de segurança, baseadas nas experiências de Shangai Disney Resort, Hong Kong Disneyland e Disney Springs. O porém é que a partir desta quarta, a Hong Kong Disneyland volta a fechar as portas após um aumento significativo de novos casos de coronavírus na cidade chinesa.
Além de limitar a capacidade de visitantes no complexo, o Walt Disney World adotou marcações no chão e em placas para que eles mantenham distância um do outro. Além disso, espetáculos noturnos, como o clássico “Happily Ever After”, do Magic Kingdom, estão suspensos para evitar aglomerações. Os meet & greet com personagem também foram banidos temporariamente. “Mas a Disney irá surpreender visitantes e trazer sorrisos com aparições novas pelos parques, que não comprometam o distanciamento físico”, informou a companhia em nota oficial.
O uso de proteção facial é obrigatório para funcionários e visitantes a partir de 2 anos. Antes de entrar nos parques, todos passam por um sistema de verificação de temperatura. “Qualquer pessoa que estiver com uma temperatura igual ou superior a 38 °C será redirecionado para uma área especial de assistência. Lá, o visitante irá passar por uma nova verificação e, caso apresente novamente uma temperatura alta, tanto ele quanto o grupo de amigos e familiares que o acompanha não poderão entrar no parque”, informa a Disney. A limpeza em todo o complexo também foi aprimorada e os aventureiros são encorajados a usar opções de pagamento sem papel moeda. Para evitar longas filas, a Disney também modificou o sistema de agendamento virtual para atrações, realizado através do aplicativo My Disney Experience.
Apesar de algumas imagens terem viralizado negativamente nas redes sociais, mostrando filas imensas e distanciamento não respeitado, a jornalista Carlye Wisel informou que, embora muitas medidas de proteção não tenham saído como o esperado, as filas dentro das atrações por vezes realmente não existiam e algumas pessoas chegavam a ir sozinhas em determinados veículos de montanhas-russas, por exemplo. Entretanto, isso não diminui a problemática ressaltada por infectologistas, que garantem que a reabertura dos parques agora é simplesmente uma questão de estratégia financeira.
Um dos vídeos da reabertura que mais chamou a atenção mostra Merida entrando em um cavalo para surpreender os visitantes no Magic Kingdom, já que os encontros com as Princesas da Disney estão fora de cogitação. A entrada triunfal, contudo, se transformou em uma baita confusão quando uma criança deixou um balão escapar, ele foi parar na pata traseira do animal, que deu um pinote e acabou derrubando a Princesa.
Day 1 of Disney World reopening literally the only 5 guests within vicinity spook a horse… pic.twitter.com/6v7JkCAxgJ
— Kenny (@kenny_bleh) July 12, 2020
Nesta quarta-feira, a Disneyland de Paris, na França, também reabriu as portas respeitando as medidas de segurança contra a COVID-19. Confira a seguir um apanhado do que rolou na reabertura dos parques do Walt Disney World em Orlando:
Here’s a look at the entrance to Disney’s Hollywood Studios at 9:24am this morning. Today is the park’s official reopening to the public. I’ll be checking out crowds here all day. #disneyworld pic.twitter.com/1HjknOHuNs
— Brooke Geiger McDonald (@BrookeGMcDonald) July 15, 2020
Social distancing Disney world style! pic.twitter.com/URYc3mwtAf
— UnRooolie❼ (@unrooolie) July 11, 2020
SOLO VEHICLE 🤯🤯🤯🤯 pic.twitter.com/hCig2FLrjz
— 🍭 carlye wisel (@carlyewisel) July 15, 2020
Expectation vs reality disney world reopening pic.twitter.com/Mod4RbWV3y
— kayla. 💗 (@LoverbugKayla) July 11, 2020
PHOTOS: Muppet*Vision 3D Makes a Glorious Theatrical Reopening at Disney’s Hollywood Studioshttps://t.co/VcMitued1q pic.twitter.com/9yXBaRrWxp
— WDW News Today (@WDWNT) July 15, 2020
The hosts react to Disney World reopening for business, while the state of Florida sets a new record for coronavirus cases. pic.twitter.com/TQzB1qAVlv
— The Talk (@TheTalkCBS) July 15, 2020
A Disneyland da Califórnia segue fechada temporariamente. Turistas brasileiros ainda não têm permissão para entrar nos Estados Unidos. O presidente Donald Trump deve fazer em breve um novo pronunciamento sobre a medida restritiva.