Um dos maiores desafios para o estudante que fará o Enem é estar preparado para escrever sobre o tema da redação, porque o bom resultado nessa prova pode ser determinante para a aprovação do candidato na faculdade.
Pensando nisso, o Profinho, primeiro professor de redação a alcançar a nota máxima no exame e professor de redação de cinco alunas nota 1000, sugere sete temas que podem cair no Enem 2022:
1. A importância da participação dos pais na formação educacional infantil
A pandemia obrigou os alunos a estudarem em casa durante o isolamento social, e os pais se tornaram fundamentais na formação das crianças. Inclusive, o Congresso Nacional passou a discutir a implementação do ensino domiciliar no Brasil. Por isso, o Inep pode cobrar esse tema em novembro.
2. Formação educacional do deficiente visual no Brasil
Nos últimos anos, o Inep ampliou a acessibilidade para a população cega, com baixa visão ou visão monocular. Dentre os recursos, está a prova em braile, em versão ampliada e a prova-ledor. Faz sentido que o Inep traga esse assunto como tema da redação do Enem.
3. Meios para prevenir a disseminação de notícias falsas no Brasil
Em novembro, o Inep pode cobrar dos alunos um assunto muito importante: as fake news. Principalmente em ano de Eleição, a disseminação de notícias falsas é um problema que precisa ser combatido.
4. A contribuição da internet na democratização da educação no Brasil
Nos últimos anos, o MEC distribuiu chips de internet para vários alunos da rede pública, para que eles pudessem ser integrados ao ensino a distância. Ter acesso à rede é fundamental para ampliar o acesso à educação, e o Inep pode cobrar esse assunto na redação.
5. Desafios para combater os crimes cibernéticos no Brasil
Recentemente foi criada Lei 14.155, que tornou mais graves os crimes de estelionato cometidos no meio informático: os famosos golpes de internet. Esse é um assunto de interesse público que pode ser cobrado no Enem 2022.
6. O problema da violência doméstica contra crianças e adolescentes no Brasil
Outra lei recente, criada em maio de 2022, foi a Henry Borel, que cria medidas para a prevenção da violência doméstica. Esse é um assunto relevante para cair no exame e evitar que outras crianças sejam vítimas desse crime.
7. A importância da educação para a população prisional no Brasil
Todos os anos o Inep aplica o Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade), já que todos têm direito de aprender. Infelizmente, poucas pessoas valorizam o acesso à educação como forma de reintegração da população nos presídios. Para dar visibilidade a esse assunto, o Inep pode colocar essa discussão no exame regular.