Enem: falha no sistema para pedir isenção de taxa gera revolta e memes
O sistema do Inep estava teimando que os estudantes não sabiam suas próprias datas de nascimento
Começou nesta segunda-feira (6/3), e se estende até o próximo dia 17, o prazo para estudantes pedirem a isenção da taxa do ENEM, de R$ 85. Mas o prazo mal começou e os vestibulandos já enfrentaram dificuldades com o site…
O bug é o seguinte: depois de informar data de nascimento e CPF, o sistema responde dizendo que “a data de nascimento informada não está de acordo com o cadastro da Receita Federal”. O INEP foi notificado e já trabalha para resolver o problema em sua totalidade.
Apesar do susto, muitos estudantes aproveitaram o momento para criar memes para aliviar a tensão:
Inep, já são 18 anos com a mesma data de nascimento, pq eu ia mentir agora? eu sou uma farsa pra você? pic.twitter.com/8TJPcxcZeD
— isa (@oisabeleee) April 6, 2020
Eu no site do Inep tentando ganhar a taxa de isenção do Enem pic.twitter.com/MmGsMgIMsH
— Simone Vitoria (@Svitoriaa_15) April 6, 2020
me sinto até um bandido procurado depois dessa mensagem do INEP pic.twitter.com/84Juoc3Guy
— olha minha bio (@sweetingofpeep) April 6, 2020
Eu: Vou pedir minha isenção pra poder voltar aos estudos.
Site do Inep: pic.twitter.com/POgEvBHJYT— Bloom (@bloomtrevosa) April 6, 2020
Os estudantes que reclamaram da falha foram orientados pelo INEP a entrar em contato através do atendimento telefônico, 0800-616161, para receberem mais orientações. Mas o número só aceita ligações feitas por telefone fixo.
Inep: Na sua casa tem telefone fixo?
Eu: Não
Inep 10 segundos depois: pic.twitter.com/hfVqrw8Hya
— maxy⁷ (@eutalir) April 6, 2020
Quem tem direito a isenção da taxa? Segundo o INEP: os estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio em escola pública, em 2020, que cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou particular como bolsista integral e têm “renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio” ou “está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS) único e válido; além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.”
Você também enfrentou esse problema com a taxa de isenção?