Quando a gente fala sobre carreira, aborda o conjunto da obra, desde a escolha da graduação que você optou em fazer lá no Ensino Médio até o seu hoje, aonde quer que isso seja. Pode ser, por exemplo, no faculdade, no 1º estágio, no trabalho com carteira assinada, no freela, na 2ª graduação (pois desistiu da 1ª), na busca por um emprego, no curso aleatório que decidiu fazer, na pós, no mestrado, no doutorado, naquele momento de transição para outra carreira ou até naquele lugar nenhum cheinho de indecisões. Tudo isso faz parte da trajetória individual da sua vida profissional, da sua bagagem, daquilo que pode ou não constar no currículo.
Escolher a carreira pode não ser mesmo fácil, ainda mais quando se é adolescente, mas é importante ressaltar que ela é flexível e não dura, como muita gente acredita. Logo, mudanças são mais do que possíveis e até mesmo necessárias! Além disso, escolher “o que você vai ser quando crescer” vem muito de uma percepção pessoal sobre o que você gosta e tem mais aptidão, e também de uma análise do mercado de trabalho futuro.
Todo início de ano, as empresas especializadas em recrutamento profissional fazem um balanço do último ano (que foi 2020, não se esqueçam disso) e mostram como ele impactou no tempo e nas profissões atuais, indicando as apostas do período.
A seguir, você confere a lista de profissões promissoras de 2021, elaborada por especialistas da Luandre Soluções em Recursos Humanos:
1. Especialista em Diversidade
Área: Recursos Humanos
O que faz: Responsável por promover os temas diversidade e inclusão dentro da organização em todas suas frentes.
2. Programadores
Área: TI
O que faz: o programador desenvolve, codifica, implementa e faz a manutenção de diversas linguagens e sistemas, de acordo com as necessidades da empresa e sua especialidade em cada programa. Teve um “boom” no período de distanciamento social em razão do fechamento de lojas físicas.
3. Especialista em Segurança da Informação
Área: TI
O que faz: trabalha na proteção de dados e qualquer tipo de informação sensível para a organização. Está em alta por causa do crescimento digital de empresas e clientes, acelerado pela pandemia.
4. Analista de BI (Business Intelligence)
Área: Marketing/Planejamento estratégico
O que faz: analisa o comportamento do cliente e mercado no ambiente digital, fornecendo indicadores e dados para otimização do resultados do negócio e identificação de oportunidades para a empresa.
5. Analista de Marketing Digital
Área: Marketing
O que faz: executa processo de atualização e mudanças digitais nas plataformas oficiais da empresa, integrando ferramentas, inteligência e conhecimento para modernização da área.
6. Gerente de Logística
Área: Logística
O que faz: responsável por supervisionar e conduzir processos de estruturação da área, com o objetivo de reduzir riscos e garantir a eficiência dos prazos de entrega, assim como todo custo operacional.