“Ficar sério”, para muitos, é a definição para explicar quando duas pessoas estão tendo alguma coisa, que não é um namoro, mas também não é só uma “ficada” casual. Muitas vezes, rola até o combinado de não ficarem com mais ninguém. Confuso? Pois é, mas esse termo é mais usado do que você imagina, principalmente, porque esse tipo de relação acontece mais do que imaginamos também.
Mas, afinal, qual é o grau de compromisso envolvido? E por que tem gente que prefere “ficar sério” e não namorar de vez? Será que esse termo só não significa um namoro só que com menos peso social? Vem que é sobre isso que vamos refletir hoje!
— Vocês estão ficando ou namorando?
— Estamos ficando sério
No Instagram da @capricho, perguntamos para galera se já tinham “ficado sério” com alguém, e 65% das respostas disseram que “sim”. Logo em seguida, perguntamos qual era, afinal, a diferença entre namorar e ficar sério. Dentro de todas as respostas que recebemos, percebemos que há quem realmente veja diferença entre os dois rótulos, quem defenda e também quem repudie esse costume de “ficar sério”. Resumindo, as respostas mais comuns foram:
- Ficar sério é a mesma coisa que namorar, mas sem assumir e tudo bem;
- Ficar sério é só um pré-namoro, quando as partes envolvidas sabem que não querem mais ficar só por ficar e desejam estar só uma com a outra. Sabem e desejam que em algum momento a relação vai virar um “namoro oficial”;
- Ficar sério é só uma desculpa para ter alguém, mas sem o peso de um compromisso que o namoro pede. É mais do que medo, é uma brecha para faltar com responsabilidade afetiva, o que seria errado;
- Ficar sério não existe, porque ou você namora, ou você só está ficando.
Eu explicando para o mexicano que em ingles a gente não tem uma palavra para “namorando” que consiga representar de fato o processo
No Brasil, a gente tem vários estágios:
ficar > sair > estamos saindo > estamos ficando > estamos ficando sério > estamos namorandoContinua após a publicidade— Vivian (@vivianjoche) September 23, 2022
Nessa diversidade de respostas, uma coisa pareceu ser um consenso da maioria: ficar sério, quando usado como desculpa para não assumir um namoro, é só maneira de prender alguém em uma falsa ideia de compromisso. “Uma coisa é falar que vai ‘ficar sério’ para demonstrar que quer algo a mais e tem a expectativa de namorar a pessoa, outra coisa é usar isso como desculpa para nunca assumir o compromisso real. E é isso que acontece muitas vezes.” escreveu uma das pessoas na pesquisa. E realmente, faz sentido, né? Por que uma pessoa tem coragem de assumir um rótulo, mas não tem coragem de assumir o outro?
Para a galera da caixinha de perguntas, as pessoas têm coragem de assumir esse rótulo porque as consequências são mais leves, sabe? Uma seguidora, por exemplo, escreveu que “ficar sério dá brecha para a pessoa trair se quiser”, afinal, vocês estavam *praticamente* namorando, mas não estavam. 59% da galera disse concordar com isso. Em outra resposta, escreveram até que para terminar é mais tranquilo, e de certa maneira, essas são as vantagens.
Mas sim, ainda há quem defenda a prática. No ponto de vista do leitor M. K., “ficar sério é só uma maneira de dizer que está praticamente namorando, mas ainda não rolou o pedido, uma espécie de transição”. Ele ainda defende que alguém só é traído por ficante se rolou algum combinado de compromisso de não ficar com mais ninguém.
E escutamos também o ponto de vista de quem fica com alguém há muito tempo, não namora, mas também não suporta esse papo de ficar sério. A S. C. compartilhou que no caso dela, por exemplo, não concorda com esse papo de ficar sério porque, para ela, ou ela namora ou é solteira. “Eu fico com uma pessoa e estou gostando dela, mas posso continuar ficando e continuo sendo solteira. Se eu não ficar com mais ninguém é porque eu não quero ficar mais ninguém. Não porque estou ‘ficando sério’, entende? Compromisso só se começar a namorar”, explicou.
amor ja podemos dizer que estamos ficando serio ou ainda estamos ficando medio?
— ً (@dakell4forma) August 16, 2022
No fim, sempre é bom ficar de olho nas intenções das pessoas para não ser enrolado por ninguém, né? Encerramos aqui, te perguntando: na sua opinião, por que uma pessoa tem coragem de assumir um rótulo, mas não tem coragem de assumir o outro?