Se você é bastante ativa nas redes sociais, deve ter visto recentemente um brinquedinho de plástico que gira sem parar. Chamado fidget spinner, ele foi criado nos anos 90, mas só agora está virando ~modinha~. Caso você ainda não tenha entendido para que ele serve – nem exatamente por que está fazendo tanto sucesso – a gente te explica.
Basicamente, o fidget spinner é um brinquedo para aliviar o estresse. Tem gente que garante que ele ajuda muito na concentração e pode ser bem útil para quem tem ansiedade, autismo ou TDAH. No entanto, alguns cientistas acreditam que ele, na verdade, seja ainda mais distrativo.
A febre está bem grande nos Estados Unidos, principalmente nas escolas. Algumas já até baniram o brinquedo terapêutico! O funcionamento dele, na verdade, é bem simples: a pessoa só precisa segurar o centro para que ele comece a girar. Os rolamentos podem variar e se ajustarem a velocidades, vibrações e barulhos diferentes, garantindo uma experiência sensorial agradável.
Os adultos também parecem estar aderindo ao fidget spinner. No final de 2016, James Plafke, jornalista da Forbes, fez um artigo dizendo que o objeto já era um desejo de consumo útil para se ter no escritório. Marcos Mion também comemorou o fato de a novidade já estar disponível na Toyshow Loja Geek e Coleções.
A popularidade do brinquedo aumentou tanto este ano que ele ficou entre os 20 itens mais vendidos na Amazon, no começo de maio. Tem com luzinha, cromado, basicão, estampado, com duas ou mais hélices… Opções não faltam! James Charles, adolescente americano famoso por arrasar em tutoriais de maquiagem, aproveitou a febre e até usou o fidget spinner para fazer o contorno. Na legenda, ele ainda garantiu que o brinquedo é mesmo divertido.
Se ele realmente ajuda a aliviar o estresse, isso provavelmente varia de pessoa para pessoa. Mas se você quiser tentar, já e possível encontrar no Brasil. No MiniInTheBox, ele custa por volta de R. Já no Submarino ou nas Americanas, o preço sobe para R.
Ficou curiosa para usar um desses? Nós já queremos experimentar!
+ Leia mais: O abacaxi rosa não só existe, como é lindo e muito saudável!