Uma bulldog chamada Freya deu à luz oito filhotinhos, sendo que um deles nasceu com a coloração dos pelos esverdeada. O caso ocorreu no Canadá.
De acordo com o jornal The Mirror, os donos da cadela ficaram preocupados quando viram o recém-nascido e chegaram a cogitar que ele estava morto. Contudo, o veterinário que ajudou no parto explicou que o filhotinho verde se tratava de um fenômeno raro e que, com o tempo, a coloração dele se normalizaria.
A internet se derreteu de amores pela fofura e até escolheu um nome para ela: Fiona, a esposa do Shrek! Combina, né?
Por que os pelos ficam verdes?
Em 2020, na Itália, um cachorrinho chamado Pistachio também nasceu com a coloração esverdeada dos pelos, que foi sumindo com o tempo. Outros casos do tipo também já foram compartilhados na internet.
O fenômeno raro acontece uma vez a cada 10 mil nascimentos e é explicado de forma simples: existe na placenta da mãe uma substância chamada bilverdina, um pigmento biliar resultante do grupo heme, que é um percussor da hemoglobina. Ela não tem lá grandes funções, mas, para você ter uma ideia, em humanos, a bilverdina é o que faz os machucados ficarem com aquela cor esverdeada, sabe?
Durante alguns partos, um dos filhotes pode acabar entrando sem querer em contato com esse pigmento da placenta, e acaba nascendo com os pelos tingidos. Por se tratar de um tingimento natural, aos poucos, ele vai sumindo e de nada interfere na saúde do cãozinho.