Geração Z é a que passa mais tempo conectada às redes sociais no Brasil
Instagram e o Youtube se destacam, enquanto Facebook é considerado ultrapassado 💤
A geração Z é a que passa mais tempo conectada às redes sociais, consumindo conteúdo nas plataformas preferidas como Instagram e YouTube por até 12 horas por dia. Estes dados pertencem à pesquisa “O brasileiro ama as redes sociais”, divulgada pela Plataforma Gente, da Globo, nesta terça-feira (26).
O estudo que mapeou o comportamento e as preferências dos usuários em todo o Brasil. Para isso, ouviu a população com mais de 18 anos, das classes A, B e C, das cinco regiões do país e que acessaram redes sociais nos últimos 30 dias.
O WhatsApp é a rede social preferida dos brasileiros. Mas entre a geração Z o Instagram e o Youtube se destacam. Kwai e TikTok são consideradas redes com conteúdos “divertidos”, enquanto o Facebook é considerado ultrapassado. Entre as cinco atividades mais praticadas neste ambiente por esta parcela da população, estão:
- 31% assistir vídeos de humor;
- 31% procurar conteúdo de entretenimento;
- 31% assistir vídeos de temas diversos;
- 29% me atualizar sobre temas e notícias do momento;
- 23% interagir com perfis de outras pessoas
Os dados também mostram que em comparação com o ano anterior, 53% dos entrevistados – de modo geral – aumentaram o uso das redes e 54% afirmam que o uso vai permanecer igual no futuro. Já 95% utilizam alguma rede social diariamente, e, além disso, o mobile (ou seja, celulares, tablets e dispositivos móveis) é o dispositivo preferido para acessar os conteúdos.
Quando a pauta são os influenciadores digitais, 51% dos entrevistados afirmam seguir algumas personalidades nas redes e 77% se sentem motivados por influenciadores para comprar produtos e serviços. Mas a credibilidade e confiança são pontos de atenção para as plataformas digitais. Olha só os dados:
- 71% desconfiam de conteúdos e notícias divulgados em redes sociais e procuram verificar a veracidade antes de compartilhar com outras pessoas;
- 72% se preocupam com a privacidade dos seus dados e utilizam práticas para protegê-los dentro das redes.
Ainda sobre os influenciadores, alguns temas abordados por esses perfis acabam ganhando mais destaque:
- humor (45%);
- filmes e séries (45%)
- moda e beleza (40%)
- música e dança (33%)
- celebridades (33%).
Esses conteúdos costumam fisgar a atenção dos brasileiros por um longo período de tempo. Segundo dados do levantamento, 70% passam de 1 a 6 horas por dia nas redes sociais consumindo este tipo de conteúdo. Dentro desta parcela a geração Z é a que passa mais tempo online, contabilizando 8% – a porcentagem máxima entre as outras faixas etárias.
O levantamento também destaca que séries (55%), jornalismo (37%) e novelas (32%) estão entre os principais territórios que os usuários de redes sociais costumam acompanhar nas mídias digitais.
E aí? Qual você se identifica com algum desses comportamentos nas redes sociais?