Em 11 de outubro é celebrado o Dia Internacional da Menina. Para comemorar a data criada pela ONU há 10 anos, a Girl Up Brasil, ONG que treina, inspira e conecta meninas para que sejam líderes e ativistas pela igualdade de gênero, realizará, no feriado de 12 de outubro, a edição de 2022 do #SuperMeninas, evento que celebra a data promovendo encontros e debates sobre justiça social que estão no centro das discussões sobre o futuro. A CAPRICHO participa do evento como parceira de mídia, multiplicadora e com uma cobertura especial no site e nas redes sociais.
O #SuperMeninas2022 pretende promover as habilidades de ativismo e liderança, em temas como justiça climática, equidade racial, tecnologia e dignidade menstrual. O evento será realizado no Learning Village, localizado na Rua Harmonia, 1250, na Vila Madalena, em São Paulo, entre 14h e 18h. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente aqui.
Além das líderes da Girl Up Brasil que estarão no palco participando ativamente dos debates, as meninas poderão ouvir grandes nomes como:
- Amanda Costa, jovem ativista climática;
- Adâmara Felício, economista especialista em clima e sustentabilidade;
- Mafoane Odara, líder de recursos humanos para América Latina na Meta;
- Christiane Silva Pinto, fundadora do comitê AfroGooglers do Google;
- Giuliana Girardi, jornalista da TV Globo.
Para fechar o evento, o grupo Vozeiral, grupo vocal composto só por mulheres, apresentará repertório baseado em pesquisa de autorias femininas, cantos de trabalho, ritmos brasileiros, além de composições próprias e temas improvisados. “É a data mais importante do ano pra nós, estamos muito felizes de voltar a fazer essa festa presencialmente”, comenta a diretora executiva da Girl Up Brasil, Leticia Bahia.
O #SuperMeninas2022 contará com cobertura especial de todo o evento pela CAPRICHO, que apresentará os bastidores e os melhores momentos do evento em suas redes sociais, que hoje contam com mais de 15 milhões de seguidores.
O Dia da Menina é de todas nós
Em 2022 se comemora o 10º aniversário do Dia Internacional da Menina, quando celebramos o poder, a voz e a liderança das meninas em todo o mundo.
Durante as celebrações deste ano, a ONU reforça atenção em áreas que, se fortalecidas, colocará meninas adolescentes na vanguarda dos esforços de mudança, nutrindo espaços para sua inclusão na tomada de decisões. Elas estão desde o aumento ao acesso qualificado a recursos básicos, como educação e empregabilidade e serviços de saúde.