Continua após publicidade

Icônico! Miss America, Miss EUA e Miss Teen EUA são todas mulheres negras

Esta é a primeira vez que mulheres negras vencem as três competições de beleza simultaneamente. Significa? Significa.

Por Isabella Otto Atualizado em 8 Maio 2019, 18h28 - Publicado em 8 Maio 2019, 13h15

Esta é uma notícia para celebrar e também para refletir. Pela primeira vez na história, três mulheres negras foram eleitas simultaneamente miss nos Estados Unidos. Nia Imani, de 25 anos, foi coroada Miss America. Na sequência, foi a vez de Kaliegh Garris, de 19, vencer o concurso Miss Teen USA. A tríplice foi fechada por Cheslie Kryst, de 28, que, no último dia 2, foi premiada Miss USA, sendo automaticamente selecionada para representar o país no Miss Universo, que vai acontecer na Coreia do Sul.

Kaliegh Garris, Cheslie Kryst e Nia Imani juntas em programa de televisão. Reprodução/Reprodução

Já havia acontecido de duas mulheres negras terem sido coroadas no mesmo período, mas nunca de três. Kryst, Miss USA, venceu a competição logo após responder uma pergunta sobre os movimentos feministas MeToo e Time’s Up, que vêm denunciando casos de assédio, principalmente no trabalho. “Eu não acho que eles tenham ido além(…) O que esses movimentos estão fazendo é garantir que estaremos seguras(…) como advogada, isso é exatamente o que quero para meu país“, disse.

Após ganhar a coroa, Garris, Miss Teen USA, também fez uma declaração bastante feminista sobre aceitação e empoderamento. A adolescente disse que já ouviu de várias pessoas que deveria alisar o cabelo e colocar extensões. “Eu me sinto mais confiante e confortável com meu cabelo natural”, disse ao site Refinery 29.

Todas as três mulheres são engajadas em causas sociais e estão usando a influência que ganharam para estimular o debate sobre empoderamento e feminismo negro. Veja o momento em que elas receberam as respectivas coroas:

View this post on Instagram

Joy. Galatians 5:22 🍓

A post shared by Nia Imani (@niaimanifranklin) on

Continua após a publicidade

https://www.instagram.com/p/Bw2f75Igdqj/?utm_source=ig_embed

View this post on Instagram

#MissUSA 2019 is… NORTH CAROLINA! Welcome to the sisterhood, @CheslieKryst. 👑 #RenoTahoe

A post shared by Miss USA (@missusa) on

Durante muitos anos, as vencedoras dos concursos de beleza seguiam o padrão europeu de beleza. É muito significativo o que acaba de acontecer, ainda mais se levarmos em conta que apenas 25 anos após a primeira edição do Miss Universo, que ocorreu em 1952, uma mulher negra recebeu a coroa. 

Publicidade