Lua de Sangue: como ver o eclipse lunar que ocorre neste domingo (15)
Prepare-se! O fenômeno raro vai ser visível de todo o Brasil e só acontecerá novamente em 2025
O evento astrológico batizado de Lua de Sangue, que acontece neste domingo (15), será visível em várias partes do mundo! O fenômeno é um eclipse lunar que recebe esse nome por ser se tratar de uma cobertura total de uma superlua [quando o astro se encontra na posição mais próxima da Terra]. É um acontecimento raro, que vai acontecer novamente apenas daqui três anos, em maio de 2025.
No ápice do eclipse, a Terra estará alinhada ao Sol e a Lua, e a sombra desse alinhamento é justamente o que causa uma cor avermelhada no astro. De acordo com a astronomia, esse efeito é causado pelo mesmo motivo que faz com que observemos variações de cores durante o pôr do sol, conhecido como Dispersão de Rayleigh, que é “a dispersão da luz ou qualquer outra radiação eletromagnética por partículas muito menores que o comprimento de onda dos fótons dispersados. Ocorre quando a luz viaja por sólidos e líquidos transparentes, mas se observa com maior frequência nos gases”, explica a seção de física do site da Secretaria da Educação.
Diferente de um eclipse solar, este poderá ser observado a olho nu e, inclusive, para se ter uma experiência completa, é interessante que você observe cada passo da performance lunar. Além da América do Sul, América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África também serão prestigiadas com a paisagem. Felizmente, o Brasil todo poderá assistir ao fenômeno de camarote, com uma vista privilegiada! Se o clima colaborar, é claro.
O evento começa às 22h32 de domingo e deve terminar às 2h55 de segunda (16). A cobertura total da Lua está prevista para ocorrer entre 00h30 e 1h54. Lembrando que esses horários estão baseados no fuso de Brasília, ok? Se estiver muito frio na sua cidade e você não conseguir ver a Lua de Sangue pela janela, alguns canais no YouTube, como o Observatório Nacional, vão transmitir o eclipse ao vivo.
Bom espetáculo da natureza!