Será que algumas tecnologias estão desestimulando nossa capacidade de pensar e aprender, quando deveria ser exatamente o contrário? Um novo viral, que faz parte daqueles desafios mortais das redes sociais, foi banido recentemente do TikTok por representar riscos gravíssimos àqueles que o praticam, conforme comunicado do aplicativo. Intitulado #MilkCrateChallenge (ou #DesafioDaCaixaDeLeite, em tradução livre), ele pode ser explicado da seguinte maneira: engradados plásticos são empilhados para formar uma espécie de obstáculo para a pessoa que em seguida o percorrerá.
“Você corre o risco de cair e bater a cabeça, quebrar o pescoço e ficar paralisado. Pode lesionar o pulso também. Julgo que é apenas um desafio bobo, que as pessoas estão fazendo porque é justamente estúpido”, disse o médico Chad Cannon, da Universidade do Kansas, em entrevista à agência France-Presse. Muitos dos vídeos postados na hashtag, que já tinha mais de 15 milhões de publicações, tinham títulos sensacionalistas, como: “#MilkCrateChallenge, mas com um pescoço quebrado”. No caso em questão, a moça que participa do desafio nem o termina com ferimentos, mas vale tudo por uma visualização a mais, certo?
Neste outro vídeo postado, o cara não teve tanta sorte e acaba sofrendo uma fratura séria na perna ao desabar junto com as caixas de leite:
Outra questão que levou ao banimento da trend é que, segundo especialistas, o desafio estava causando ferimentos que levavam às pessoas a procurar hospitais em um período pandêmico, sendo que elas poderiam estar em casa, em segurança, se não fossem tentar andar sobre engradados plásticos só para ~ir na onda~. “Com as hospitalizações por Covid-19 aumentando no país [EUA], verifique se o hospital mais próximo de vocês tem leitos disponíveis antes de tentar o #MilkCrateChallenge“, postou no Twitter o Departamento de Saúde de Baltimore.
With COVID-19 hospitalizations rising around the country, please check with your local hospital to see if they have a bed available for you, before attempting the #milkcratechallenge. 🤕🏥 https://t.co/wsVliFp5bg
Continua após a publicidade— B’more City Health (@BMore_Healthy) August 23, 2021
Sem contar que algumas pessoas estavam comprando um monte de caixas de plástico para “estragar”, sem qualquer outra finalidade mais consciente. Alguns virais são inofensivos e divertidos, mas outros são de uma estupidez sem tamanha, que nos fazem questionar o porquê de seres humanos, com seus polegares opositores flexíveis e seus cérebros extraordinários, se submeterem a desafios como esse. Por falta do que fazer? Adrenalina? Pura diversão? Likes? Sensação de pertencimento?
“O TikTok proíbe conteúdo que promove ou glorifique atos perigosos. Removemos os vídeos e direcionamos as pesquisas para nossas diretrizes da comunidade, para desencorajar tal conteúdo. Incentivamos todos a ter cautela em seu comportamento, dentro ou fora da internet”, posicionou-se a empresa.