Até hoje, 12 astronautas alcançaram o feito de viajar até a Lua – todos homens. O primeiro deles foi o americano Neil Armstrong, em 1969. Os dois últimos, Harrison Schimitt e Eugene Cernan, em 1972. Alguns profissionais norte-americanos já realizaram o feito, mas agora é a vez de uma mulher entrar para a história!
Em 2024, a Nasa vai levar a primeira astronauta à Lua, após um jejum de 52 anos sem viajantes espaciais até o satélite. 17 nomes estão na jogada, sendo 12 de profissionais experientes, que já foram até a Estação Espacial Internacional, na órbita da Terra, e cinco de recém-formadas. E a missão já tem nome! Artemis, deusa da Lua na mitologia grega.
O lançamento, que será feito pelo foguete Space Launch System, à bordo da cápsula Orion, terá três fases, sendo que a primeira delas acontecerá já no outono de 2021. Mas será um voo teste de um mês ao redor da Lua, sem humanos. A segunda, ainda sem data definida, fará a mesma rota, só que agora com astronautas. A terceira e última, marcada para 2024, será quando, enfim, a primeira mulher aterrissará na Lua – caso as tentativas anteriores tenham sucesso.
A Nasa planeja investir cerca de US$ 30 bilhões na missão, que será dupla: além da mulher, um astronauta homem deve acompanhá-la. Artemis faz parte do plano dos Estados Unidos de recuperar o posto de líder espacial mundial, já que, nos últimos anos, países como a China têm ameaçado o reinado norte-americano.