A quantidade de gamers brasileiros se mostrou crescente nos últimos anos. De acordo com a 9° edição da Pesquisa Game Brasil, 74,5% dos brasileiros jogam videogame. Ou seja, 3 em cada 4. O número cresceu 2,5 pontos desde o ano passado. Para a maioria dos gamers, os jogos eletrônicos são a principal forma de entretenimento diário, substituindo os serviços de streaming, por exemplo.
No topo da lista, estão as mulheres – o que não é nenhuma novidade! Afinal, o público feminino vem liderando a pesquisa há alguns anos. 51% dos jogadores brasileiros são do sexo feminino. Os jogos de smartphone são os mais consumidos por elas, detendo 60,4% do público. As etnias também foram objetos de pesquisa, sendo que 49,4% das pessoas que jogam se identificam como pardas ou pretas.
Já no que diz respeito à classe social, a classe média (B2, C1 e C2), dispara no ranking com 62,7%. Um fator interessante que essa pesquisa revela é que o smartphone é a plataforma mais utilizadas para jogar, pois possibilita um alcance maior de acessibilidade. A maior parcela do público está na faixa etária de 20 a 24 anos, e adolescentes entre 16 e 19 anos ocupam o segundo lugar – mas as diferenças não são gritantes, o que mostra que a idade não é um obstáculo.