Vênus é o planeta do amor, das parcerias, da estética e das finanças. Só que, no céu do momento, está acontecendo algo com ele desde o último dia 22 de julho: ele começou a “andar para trás” — entre aspas mesmo, porque é apenas um movimento aparente. Ele está em movimento retrógrado (igual o que falamos sobre mercúrio, lembra?), mas o fato é que ele desacelera no Céu e, com isso, pode trazer alguns desafios pra gente.
Sabe a famosa DR? Ou então aquele incômodo com aquele parente? E aquela mudança de visual que você ia fazer? Pois é, tudo isso pode ser mais frustrante do que o normal nos próximos 42 dias.
Além disso, o fato de Vênus estar em Leão, um signo tão solar e ligado ao autovalor, pode nos fazer repensar nossos valores pessoais e desejos. Será que estou deixando claro o que EU quero? Perguntas como essa podem pipocar mais.
A seguir a gente te conta tudo que você precisa saber sobre Vênus retrógrado em Leão e como aproveitar e o que não fazer nesse período.
O que é Vênus retrógrado?
A retrogradação de Vênus não acontece com tanta frequência como a de Mercúrio, que é a mais conhecida e ocorre de três a quatro vezes ao ano.
Vênus fica retrógrado acontece, em média, uma vez a cada um ano e meio. Ou seja, vai ocorrer agora, 22 de julho a 3 de setembro, e a próxima será somente em março de 2025.
Toda retrogradação exige um pouco mais de cuidado e pede revisões na área do planeta que está desacelerando.
Como Vênus é o planeta dos relacionamentos, beleza e finanças, pode ser um período com confusões, problemas e atrasos envolvendo essa área.
Além disso, Vênus está transitando em Leão, um signo cheio de confiança, coragem e criatividade. Por isso, pode ser um momento de reavaliar as relações e as finanças de maneira criativa.
“É um período de resgate da autoestima, de nutrir o amor generoso e de tirar a poeira do coração, acertando as contas com o passado – sendo você uma pessoa comprometida ou não”, aconselha a astróloga Ana Andreiolo.
O que pode acontecer na sua vida?
Vênus está passando por uma área do seu Mapa Astral neste momento. Dependendo de onde for, pode mexer com determinados assunto, podendo ser de fato a área amorosa, ou da família, dos amigos, dos estudos, etc.
Descobrir que área vai ser e muito fácil. Veja só:
- Vá até o Horóscopo Personalizado do Personare e fazer seu cadastro ou login gratuito.
- Então, procure nos trânsitos ativos onde está Vênus. É só ir conferindo a lista e procurar “Vênus na Casa…”.
- No exemplo abaixo, a pessoa está com Vênus na Casa 4. É só clicar nesse trânsito que, ao lado, vai aparecer o destaque falando de Vênus retrógrado.
- Ao clicar no link “saiba mais“, você vai poder ler e entender melhor o trânsito na sua vida.
O que fazer e NÃO fazer durante Vênus retrógrado
Temos 42 dias de Vênus retrógrado pela frente. Nesse período, a astróloga Vanessa Tuleski dá alguns conselhos importantes para todo mundo. Veja só:
- Cuidado com DRs: a boa e velha discussão de relacionamento pode se repetir e ser complicada nesse período. As pessoas podem ficar magoadas mais facilmente e qualquer coisinha pode virar um desentendimento.
- Ex podem reaparecer: avalie bem essa relação e aproveite para acertar as coisas, não necessariamente voltar com a pessoa.
- Resgate sua autoestima: mesmo com imprevistos e improvisos, e até inseguranças, aproveite para manter a vibe leonina, com positividade e alegria. Lá na frente você vai entender os motivos e talvez até agradecer por esse período de revisão.
- Frustração com procedimentos estéticos: seja uma mudança mais ousada nas sobrancelhas ou um tipo de procedimento estético não habitual, os resultados podem não agradar. Por isso, se você puder deixar para depois de 3 setembro, melhor. Use esses 10 dias para remarcar. Se não, deixe bem claro o que você quer para o profissional.
- Atenção com compras e vendas importantes: se puder evitar, melhor. Se não der, se previna e tenha bom senso. Caso contrário, a negociação pode ser complicada e até exigir investimentos posteriores não esperados.
- Cuidado com encontros e viagens em família: Vênus retrógrado pode pegar um período de férias, mas se der para visitar familiares ou fazer viagens só em setembro, melhor. Porque pode ser um período de mais incômodos e discussões.