Depois de ficarem mais de uma semana isolados em uma caverna conhecida como Tham Luang, na Tailândia, sem comer nem beber, os últimos 5 sobreviventes que ainda estavam presos foram finalmente salvos pela Marinha Tailandesa nesta terça-feira, 10.
Tudo começou no dia 23 de junho, quando o técnico de futebol e 12 meninos de seu time, o Javalis Selvagens, foram buscar abrigo na caverna para escapar da chuva. O problema é que a tempestade torrencial fez com que a maré subisse, fechando a saída do grupo. 90 mergulhadores participaram do resgate, que foi extremamente delicado na última operação, em especial, por causa de outra chuva forte que assolou a região.
Todos os resgatados estão no hospital recebendo tratamento e sendo hidratados, já que ficaram muito tempo sem comer e não podem ingerir nada sólido por enquanto.
Poderíamos dizer que tudo deu certo no final, se não fosse o mergulhador Saman Kunan, de 38 anos, que morreu durante uma tentativa voluntária de resgate. “Ele foi um dos primeiros a entrar. Isso mostra que tinha, realmente, muita coragem”, disse a atleta Camila Nicolau, que conhecia o tailandês, em entrevista ao G1.
Finalmente, liberdade e vida nova aos meninos tailandeses e seu técnico!