Continua após publicidade

Para Reeh Augusto, ‘novela pode ser onde a gente quiser’, até nas redes

O influenciador conta à CAPRICHO como surgiu sua paixão pelas novelas e a ideia de trazer a produção tipicamente das telinhas para as redes sociais

Por Mavi Faria 30 mar 2024, 10h00
S

entar no sofá com o prato de comida na mão para assistir novela com a família. Essa experiência tão comum na cultura brasileira ascendeu no influenciador Reeh Augusto, de 21 anos, uma paixão intensa, que se espalhou pelos seus hobbies e se transformou em seu maior sonho: estar em uma novela. Contudo, após um tempo estudando teatro, ele percebeu que entrar no universo tradicional das telinhas é um caminho longo, mas que ele poderia começar já traçar a seu próprio modo.

Com tantos seguidores nas redes sociais, Reeh encontrou o espaço perfeito para começar a colocar em prática seu objetivo de vida, o de participar de uma novela, ou melhor, de criar a sua própria. Seus vídeos já mostravam sua capacidade de criar personagens e enredos diversos e, mesmo com pouco tempo, conseguiam criar uma história e envolver o público, que já pedia por continuação. Foi assim que, há um ano, a ideia tomou forma com a ajuda de somente outros dois amigos e foi ao ar no TikTok ‘Era Você’, a primeira novela feita para as redes e em formato vertical.

Deu muito certo. Neste mês, ele lançou ‘Dois Pedaços’, sua terceira produção nesse formato. Em entrevista à CAPRICHO, o influenciador falou sobre suas inspirações, os maiores desafios e o que ele acha da relação da nossa galera com as novelas.

Continua após a publicidade

Reeh contou que o principal desafio de fazer a novela são os custos — que precisam ser enxutos. Domar a criatividade é um passo difícil para o jovem que tende a construir roteiros complexos que exigiriam produções grandes, mas que não cabem no orçamento. “Isso já é uma dificuldade porque eu já tenho que escrever o roteiro pensando na economia, e às vezes, ele tá seguindo uma linha que eu não posso continuar porque senão vou gastar muito”, explica à CH. 

Além dos custos, a logística tem dificultado mais principalmente nas duas últimas produções, ‘Vingar a Vida’ e ‘Dois Pedaços’, novelas que contaram com bem mais pessoas na produção e no elenco, para além de Reeh e dos dois amigos. Mas, mesmo com os empecilhos para manejar agendas diferentes e traduzir suas ideias, o resultado é satisfatório e, em especial com ‘Dois Pedaços’, Reeh pôde realizar um outro sonho, o de produzir e de participar de novelas de época.

Continua após a publicidade

Com inspirações definidas nas novelas exibidas na TV Globo em especial as de — Walcyr Carrasco —, o jovem se orgulho de, até agora, ter produzido novelas que se assemelham aos gêneros expostos nas produções das 18h, das 19h e das 21h da emissora. A próxima ideia a sair do papel é um enredo que remete às tramas que passam nas 23h, com uma temática mais dramática e pesada. A diversidade dos temas e o desafio em cada produção retratam o que Reeh busca: se aventurar e se desafiar cada vez mais.

Tanto que, com a quarta produção ainda sendo roteirizada, ele sabe que deseja fazer uma novela com gêmeas, “tipo ‘Cúmplices de um Resgate’ ou Mulheres de Areia'”, “outra típica das 19h, mais trabalhada na comédia e uma outra mais adolescente, com uma pegada mais jovem tipo ‘Malhação'”.

@reeh__augusto

E ta no ar o 1° CAPÍTULO DE DOIS PEDAÇOS…. 🌺✨ o que acharam ? #DoisPedaços #novelas #TikTokMeFezAssistir TikTokShortFilm.

♬ som original – Reeh Augusto

Continua após a publicidade

“A galera acompanha como se fosse uma novela de televisão mesmo”

Embora o público de Reeh já estivesse acostumado com seus vídeos com tramas que remetiam à novela, ele não esperava um retorno tão positivo, em especial por ser um conteúdo novo em um formato diferente. “A galera acompanha como se fosse uma novela de televisão mesmo. Desde o começo de ‘Era Você’ eles assistiam assim que eu postava e pediam pela continuação”, conta.

Já com 227 milhões de curtidas no TikTok, a ideia revolucionária conseguiu atrair um público diverso, incluindo jovens que, pela idade e falta de hábito, não costumam assistir novelas na televisão. Para Reeh, a aproximação com a galera mais jovem se deu pela facilidade de acessar o conteúdo. “Os jovens já estão ali nas redes e é uma história como qualquer outra, como um filme ou uma série, então facilita para a galera engajar e gostar”, pontua.

Continua após a publicidade

Outro ponto que explica, para ele, sua aproximação com os mais novos é a forma com que ele aborda diversos temas no enredo, que costumam trazer sátira e comédia. Esse tipo de formato promove a identificação com seu público, ponto importante para criar o laço de conexão entre os telespectadores e a novela, tanto na televisão quanto nas redes.

Uma das coisas que mais atraem Reeh — e, para ele, boa parte dos telespectadores — às novelas é justamente a identificação com os personagens. “Quanto mais real é a novela, mais a gente se enxerga nos personagens. Tem sempre aquele mais extrovertido, a vilã com trejeitos mais escrachados, as pessoas mais boas, as mais bobas”, argumenta sobre as possibilidades infinitas de papéis.

Com seu novo formato para as redes, o jovem ator, diretor e roteirista acredita que houve ainda outra razão para atrair o público e envolvê-los nos enredo: a curiosidade. “A galera gosta de ver se vai ser igual, se vai ser mais simples, se vai entregar tanta qualidade, mesmo com menos dinheiro, que as novelas da TV, se vai trazer os clichês costumeiros das novelas. E eu trouxe!”, brinca Reeh.

Continua após a publicidade

@reeh__augusto

1° CAPÍTULO DE VINGAR A VIDAAAAA ✨ #Novelas #VingarAVida #tiktokmefezassistir

♬ som original – Reeh Augusto

“Novela pode ser onde a gente quiser”

Produzir novelas para as redes não tirou dele o sonho ou o gosto de estar nas telinhas, muito pelo contrário: a possibilidade de escrever, produzir e fazer sua própria novela o incentivou ainda mais a sonhar com a produção na televisão, uma realização que será importante para ele e para a própria família. “Eu quero fazer uma novela na televisão, quero que minha mãe, que não é muito ligada à internet, sente no sofá junto com meu pai e me assista na televisão”, conta emocionado.

Além do sonho de se ver na telinha, Reeh também não deixa de lado quão importante defende ser o hábito de se afastar do celular e aproveitar a televisão ou o cinema. “Eu acho que tem que ser uma junção e não separar os dois [as redes e a televisão]. Acho que a internet é um complemento da televisão no sentido de comentários, de podermos compartilhar o que a gente tá achando de tais personagens e, por mim, as produções da TV viveriam para sempre, junto com as da rede”, afirma.

A evolução para as redes é natural para Reeh, porque segue uma linha do tempo antiga, que remonta os tempos em que a novela era transmitida pelo rádio, até a passagem para a TV e, agora, para as redes. A valorização das produções noveleiras nacionais é o mais importante para ele, e o que busca incentivar em seus espectadores.

Para um coração noveleiro e sonhador como o de Reeh, nada é impossível, tanto que seu casting dos sonhos é fácil de ser pensado: teria Lília Cabral, Isabel Teixeira, Larissa Manoela, Maísa, Humberto Carrão e Adriana Esteves. Um elenco de peso que corresponde a uma mente brilhante, criativa e instigante como a de Reeh.

Mal podemos esperar pela próxima novela <3

Publicidade