Não é novidade para ninguém que existem muitos hobbies esquisitos por aí, mas você já teve curiosidade para saber a história por trás dos túmulos? Ou já pensaram em limpar um túmulo? Nos últimos tempos, usuários que produzem conteúdos envolvendo túmulos tem bombado principalmente no TikTok. A audiência se divide entre os que se divertem e ficam curiosos com a situação, e outros que não acham tão legal essa exposição.
Nos vídeos do perfil “Tumultulos”, Ivi Pivetta anda por cemitérios e conta a história das pessoas que estão enterradas, quem eram, o que faziam da vida e como faleceram. Com um celular nas mãos, cada história se torna um episódio de true crime ao vivo – gênero que reúne uma legião de fãs em séries, livros, podcasts e filmes.
@tumultulos Mais de 100 cemitérios visitados e essa é a única sepultura com 3 fotos post mortem que já vimos! #gothictok #gravetok #passeionocemiterio #videosdecemiterio #cemiterio #necroturismo #turismomorbido #curiosidades #eravitoriana #postmortemphotography #fotografiapostmortem #fotopostmortem #postmortem
@tumultulos Assunto difícil, mas finalmente explicando pq nunca mostrei os túmulos da Kiss. #gothictok #gravetok #passeionocemiterio #videosdecemiterio #cemiterio #necroturismo #turismomorbido #boatekiss #kiss #boatekiss #santamaria
Além de túmulos de pessoas desconhecidas, ela busca por histórias famosas e trágicas, que já possuem a curiosidade do público, como os dos falecidos do incêndio da Boate Kiss ou da tragédia dos Andes, história que inspirou o filme ‘Sociedade da Neve’.
O sucesso do perfil é traduzido em números, por mais que possa parecer muito mórbido para algumas pessoas: a conta já acumula mais de 3,6 milhões de curtidas, com vídeos chegando a 3,9 milhões de visualizações.
Mas não é só o “Tumultulos” que tem o cemitério como ambiente para seus vídeos. Outro perfil que tem atraído milhões de visualizações em seus vídeos — mais precisamente cerca de 30 milhões — é o “The Clean Girl”, perfil dedicado para a limpeza de vários lugares curiosos como banheiros de estabelecimentos públicos e túmulos no cemitério.
@_the_clean_girl Cleaning A Baby’s Grave For Free 🩵
Com quase 17,1 milhões de curtidas, o perfil gringo mostra o passo a passo da limpeza dos vídeos enquanto comenta fatos que descobre, durante a limpeza, sobre quem faleceu, com quantos anos e em qual época. Para muitos usuários, esse vídeos trazem satisfação pessoal e harmonia ao verem o túmulo tão limpo, já para outros, a falta de proteção da mulher é um problema sério.
Com a viralização do vídeos também no Twitter/X, algumas contas, incluindo de pessoas que fazem serviços de limpeza profissionalmente, demonstraram espanto ao perceber que a mulher não usa nenhuma proteção ao fazer as limpezas, nem nos banheiros, ou nos cemitérios. Entre os perigos, os usuários lembram que cemitério é um espaço onde há a proliferação de bactérias que decompõe a carne, além de gases tóxicos liberados nesse processo que podem causar danos graves à saúde. No comentário de um de seus vídeos, alguns usuários inclusive comentam que ela “precisa usar luvas”.
Essa mina faz esse tipo de vídeo pra engajar até pegar uma bactéria na pele. Vi outro vídeo dela limpando banheiro público sem usar Ipi's de segurança. A nossa saúde não vale o desespero por vídeos virais!!!! https://t.co/ynx5R7Pztn
— haka.🧤🇮🇪 (@homemdiarista) February 19, 2024
Lembrei de uma especialista falando sobre os risco de limpeza nos túmulos, as doenças e casos de morte.
— Vinicius Goulart (@Vgt052005) February 19, 2024
Se ela usasse seria mais confortável de assistir eu so fico pensando nas bactérias q ela ta correndo o risco de pegar
— Equipe Juridica do @BrunoMars ao comando 🫡 ™️ (@billionairehoe6) February 19, 2024
Vi esse vídeo é só consegui pensar em putrescina e cadaverina, por conta desse vídeo aqui pic.twitter.com/vgNPaaVReb
— Russian Doll 🚗 (@d3vild0ll) February 19, 2024
E aí, o que você acha desse tipo de vídeo?