Temos uma dica bacana para garotas interessadas em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. No dia 20 de maio, a plataforma educacional Força Meninas vai abrir 500 vagas para capacitações nestas áreas. O objetivo é incentivar meninas, a partir dos 7 anos, a desenvolverem projetos de inovação e empreendedorismo social para mudarem seus futuros.
As aulas serão online e gratuitas e conduzidas por mulheres especialistas e atuantes em suas área. Para participar as candidatas devem se inscrever na comunidade online da iniciativa, a partir do dia 20 deste mês. Já anota aí!
Ficou interessada? Te contamos mais sobre os cursos e a faixa etária de cada um.
Os cursos
Autoconfiança para Mudar o Mundo
Neste curso de 90 minutos de duração, as alunas serão estimuladas a explorar a autoconfiança e a saber agir sobre emoções e linguagem não-verbal para alcançar objetivos. As facilitadoras serão Déborah De Mari, reconhecida pela organização britânica Apolitical, como uma das 100 mulheres mais influentes na pauta de gênero e fundadora da Força Meninas, e Yasmin Valim, psicóloga atuante em empresas e negócios nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, na sigla em inglês).
Podem se inscrever meninas com idade a partir de 7 anos.
Go, Girls!
Nesta modalidade, meninas com interesse em estudar ou trabalhar fora do país são orientadas sobre como estabelecer metas e caminhos possíveis para alcançar este objetivo. Com duração máxima de três horas, as aulas são dividas em cinco módulos, com informações sobre como construir um currículo atrativo para as universidades do exterior, dicas de vocabulário, networking e entrevistas.
A palestrante responsável pelo conteúdo das aulas é Deise Adriano, formada em em administração de empresas e gestão de RH pela DePaul University, pós-graduada em gerência de projetos pela Berkeley University e profissional atuante na área de tecnologia desde 2008.
Meninas com idade entre 14 e 21 anos podem participar.
Problemas do Presente, Soluções Futuras
Inspirado pela metodologia criada e praticada pelo Solvethon do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o curso Ideathon Meninas e o Futuro trata dos desafios que as jovens enfrentam e o que elas podem fazer para melhorar o futuro. Em formato de painéis, as aulas discutirão cinco principais desafios. Ao final de cada painel, as participantes serão estimuladas a trabalhar em uma solução que seja aplicável em suas comunidades.
Os temas tratados serão:
- Prosperidade e Desenvolvimento Econômico;
- Saúde, Bem-Estar e Prevenção a Violência;
- Educação;
- Empregabilidade
Meninas a partir de 13 anos podem se inscrever.
Desenvolvimento de Projetos
O conteúdo apresenta às jovens modelos de negócios possíveis no mercado, como criar um pitch, o que é um MVP (sigla em inglês para o termo Produto Mínimo Variável) e ainda dá dicas de como gerir uma iniciativa ou projeto.
É indicado para garotas a partir de 14 anos de idade e as aulas terão duas horas de duração.