Você publica fotos e vídeos no Instagram ou usa seu perfil apenas para ver o que a galera anda postando? E você interage com as publicações das outras pessoas? Essa foi um discussão interessante que apareceu no TikTok na última semana sobre a “rede vizinha”. Muita gente contou que anda se sentindo desconfortável em compartilhar sobre a vida no Instagram por não sentir um interação verdadeira entre seus seguidores.
Quem levantou esse debate foi uma gringa chamada Taylor Stewart. No vídeo que viralizou recentemente, ela conta que finalmente descobriu por que não se sente mais bem em postar no Instagram. Segundo ela, a rede social da Meta está cheia de “ghost watchers” – que podemos traduzir no português como “fantasmas observadores”. “São basicamente pessoas que observam cada movimento e tudo o que você está fazendo, mas não apoiam nada disso”, explica.
Como as pessoas não curtem os posts ou mandam mensagens, não dá para saber se estão ali porque gostam de você ou o contrário. “O Instagram parece crítico, muito filtrado e corporativo”, analisa a jovem. Ela conta que era excluída na escola e sente que seus ex-colegas de sala a seguem apenas para se agarrarem a essa versão e julgarem.
@heyitstaystew make instagram fun again
Muita gente se identificou com a explicação. “Menina, você descreveu tudo tão perfeitamente, tô me sentindo muito representada”, escreveu uma seguidora. Outras pessoas destacaram o fato dos amigos curtirem e interagirem em contas de famosos e não fazer isso com quem conhece e até têm uma relação. Muito comentários exaltaram o TikTok, em contrapartida, justamente por ter menos pessoas conhecidas e pelos usuários serem mais engajados e interagirem mais.
@kessnernaty Voces concordam com isso? #maquiaefala #desabafo #pensamento
E aí, o que você acha disso tudo?