om menos de quatro meses para o temido e ansiado Enem, pode parecer que não há mais chances de conseguir fazer uma boa prova a partir de agora – em especial para aqueles que procastinaram nessa primeira parte do ano. E, por mais que não seja a situação ideal, sabemos que isso acontece com uma galera por aí.
Mas, será que isso significa que a prova está realmente perdida? Que, com quatro meses, não é possível correr atrás do prejuízo e se sair bem no exame? A resposta, na verdade, depende de muitos fatores, como quanto tempo será dedicado para o estudo a partir de agora, qual o foco e o método utilizado. Estes pontos te ajudam a entender quão preparado, efetivamente, você estará.
Isso porque, levando em conta o tempo que resta até o dia do Enem, será preciso de um plano bem definido para que os próximos meses sejam muito bem aproveitados para conseguir compensar o tempo que passou; o que não significa, também, abdicar 100% da vida para estudar, até porque nada em exagero faz bem. A grande questão é que, neste momento, é preciso haver foco e disciplina.
Para aproveitar esses meses da melhor forma possível, algumas dicas podem ser muito úteis e práticas. Confira abaixo 8 ações importantes para ter em mente até a prova e conseguir estudar de forma produtiva.
Define melhor as matérias
O lema dos ’50 anos em 5′ pode funcionar para algumas pessoas, mas é arriscado. Por isso, não tente estudar a matéria do ano inteiro nesses poucos meses até a prova. Priorize os conteúdos que mais caem no Enem sem deixar completamente de lado aqueles que não aparecem todos os anos.
O seu tempo, agora, é de conseguir aprender o que ainda te resta dos conteúdos corriqueiros.
Priorize exercícios
Muitas vezes, você aprende de verdade um conteúdo quando testa ele por meio de um exercício. Nessa prática, o conteúdo que você aprendeu é colocado em prova e você ainda aprende a como se virar em determinadas situações. Então, deixe um tempo significativo no seu dia ou na sua semana para uma rodada intensa de exercícios, e não se esqueça de estudar seus erros.
Separe tópicos fáceis e difíceis
Divida os conteúdos de cada matéria entre os que você tem mais facilidade e os com mais dificuldade. Depois, dedique mais tempo para realizar exercícios das matérias mais fáceis para você, para fixar melhor o conteúdo e a realização. Já para os tópicos que você possui dificuldade, dedique um tempo a mais para a fixação do conteúdo, lendo sobre e depois realizando exercícios. Esse processo vai ajudar a memorizar e a compreender as matérias.
Fixação é sua maior aliada
Separe uma folha, fichas ou até post-its para você escrever fórmulas, modelos e explicações básicas de algum conteúdo e deixe em um local visível que você consiga checar com facilidade. Esse método funciona muito bem principalmente para estudos de exatas e de humanas por terem fórmulas e modelos que precisem ser memorizados.
Tenha métodos de estudo
Esses próximos meses precisam ser mais intensos se os anteriores foram mais tranquilo, então é o momento para seguir um método de estudo mais focado. O Método Pomodoro, funciona para uma galera e é fácil de ser aplicado.
Faça simulados da prova
Nos fins de semana, aproveite para realizar simulados da prova para treinar seu emocional, seu tempo de prova e calma para conseguir realizar as questões. Mesmo em casa, fazer esse teste é um ótimo parâmetro para entender onde você precisa ter mais foco e o que precisa fazer.
Tenha uma rotina saudável
Toda essa preparação pode não ser suficiente se o seu emocional e sua saúde não estiverem equilibrados. Por isso, tão importante quanto estudar com afinco é se alimentar bem, dormir bem, praticar um exercício físico e aproveitar alguns momentos de lazer. Tudo isso vai impulsionar os seus momentos de foco e te preparar ainda mais para o grande momento da prova.
Aproveite os momentos de descanso
Está no momento off dos estudos procurando por alguma coisa nos streamings? Tente assistir algum documentário ou filme que possam complementar o seu estudo sobre História, Geografia, Português e redação – são ótimos repertórios a serem usados.
Além disso, se o seu vestibular exige leituras obrigatórias, esse é o momento ideal para colocá-las em dia, aproveitar o momento descansando e ainda se atualizar dos estudos.
E você, vai começar os estudos mais intensos agora?