xistem três letras que despertam sensações e reações tão diversas quanto os próprios signos do zodíaco: TPM (Tensão Pré-Menstrual). Algumas de nós se armam com chocolate e uma playlist de filmes para chorar; outras preferem calçar os tênis e correr até que o desconforto se renda à endorfina.
Assim como nossas estratégias de sobrevivência à temida TPM variam, a Astrologia revela que cada pessoa (ou signo) vive de formas diferentes o ciclo menstrual.
Pensando nisso, convidamos a astróloga Márcia Fervienza para contar como cada signo enfrenta a TPM e a menstruação.
Mas, atenção: mais do que ver a descrição do seu signo solar, vale dar uma olhada no signo da sua Lua. Você já deve ter ouvido falar da relação entre fases da lua e o ciclo menstrual. Isso porque assim como a Lua, as mulheres são cíclicas e cada fase muda o nosso humor, a disposição e as escolhas de cada uma.
Então, se você não sabe seu signo lunar, corre aqui no Mapa Astral gratuito para conferir. A seguir, veja como cada signo vive o seu ciclo menstrual.
Áries
Fortes e independentes, as arianas costumam lidar com eventuais incômodos do período menstrual da mesma forma que lidam com os demais desafios da vida: de frente.
E como têm dificuldade em desacelerar, elas canalizam as sensações do momento por meio de atividades que lhe permitam liberar suas emoções de forma saudável.
Seja ouvindo no volume máximo sua música preferida, indo para a academia ou saindo para uma corrida, provavelmente sozinhas.
Touro
Muito conectadas com as sensações e os sentidos, as taurinas precisam de tempo para si mesmas durante o período menstrual.
E, para elas, isso pode significar realizar as atividades do dia em roupas mais confortáveis, se mimar com chás (veja uma ótima receita aqui) ou alimentos nutritivos, porém reconfortantes, e infundir seu ambiente com aromas que a auxiliem a se reequilibrar internamente.
Gêmeos
As geminianas adoram a troca com o outro, inclusive em seus períodos menstruais. Até porque a atividade mental e verbal as ajuda a se distrair de quaisquer incômodos físicos ou emocionais.
Com isso, esse pode ser o momento do mês em que recorrem às amigas para longas conversas por voz ou vídeo, ou quando elas decidem colocar em dia os e-mails, as redes sociais ou aulas que têm pendentes.
Câncer
Super emotivas e amorosas, as cancerianas são regidas pela Lua, luminar associado ao ciclo menstrual, o que as torna mais sensíveis que os demais signos a este período do mês. Nesta fase, a canceriana precisa receber os mimos que dá a todos em todos os outros dias.
Assistir um bom filme, comer algo caseiro preparado por alguém querido, se aninhar em família (ainda que em sua família de amigos ou de companheiros de trabalho) são remédios naturais que fazem milagres para ela, e por ela.
Leão
Mulheres alto astral, que adoram se sentir lindas e amam cuidar de si mesmas, nesta fase do mês as leoninas podem preferir se recolher. Suas oscilações de humor podem afetar sua energia otimista e positiva, fazendo com que pensem que não estão trazendo sua melhor versão ao mundo.
A mulher leonina precisa oferecer a si mesma o amor e a generosidade de afeto que oferece aos demais, fazendo o que for preciso para se sentir melhor.
Virgem
Poucos signos estão tão conectados ao próprio corpo como Virgem. As virginianas conhecem seus ritmos e seus ciclos, e sua orientação natural é responder antecipadamente àquilo que o corpo precisa, o que torna este período mais administrável para elas.
Fã de chás, da natureza e de banhos revigorantes, a mulher virginiana é a sua própria e melhor bússola durante esta e qualquer outra fase do mês.
Libra
Librianas são relacionais por natureza. Elas vibram quando estão na companhia de amigos ou do crush, e nesta fase do mês, provavelmente podem sentir mais necessidade de ter alguém por perto.
Caso sinta que está muito sozinha em casa, a mulher libriana pode planejar um encontro virtual, algo que lhe dê razões para ficar bem bonita e se distrair na presença de alguém querido.
Escorpião
Escorpianas não curtem viver seus maus momentos em público, e se seu período menstrual for difícil, essa pode ser uma fase de mais recolhimento. Independente do que tenha que fazer, a mulher escorpiana provavelmente estará mais calada e menos interativa do que o habitual.
E se estiver mais emotiva, ela preferirá lidar com as próprias emoções sozinha. O que fazer? Respeitar o seu momento. Ela indicará quando está pronta para socializar novamente.
Sagitário
A energia positiva e de alta voltagem da sagitariana costuma sofrer um baque nesta fase do mês. Pode se sentir mais cansada, querer dormir mais ou decidir atravessar o momento como lida com as outras fases da vida – com bom humor.
Com isso, assistir um bom filme de comédia em boa companhia ou ler um bom livro podem ser ótimos recursos para ela. Ah, sem falar em meditar!
Capricórnio
Uma das mulheres mais independentes do zodíaco, a capricorniana tem dificuldade em ouvir e atender as demandas de seu corpo em seu período menstrual. Ela gosta de estar ativa e qualquer pedido físico de desaceleração tende a frustrá-la.
Assim, sua tendência natural será de continuar com sua rotina normal, independente do que lhe peça o corpo. Ela precisa daquela amiga especial que a conheça bem para sinalizar que está tudo bem desacelerar e cuidar de si mesma nesta fase do mês.
Aquário
Aquarianas são conhecidas por não serem muito emotivas, mas nesta fase do mês, a sensibilidade pode ficar à flor da pele, o que pode deixá-las confusas.
Como lidar? Abraçando sua própria necessidade de afeto, carinho, mimos e sua carência. Embora sua abordagem preferida da vida seja pelo lado racional, o corpo e suas sensações funcionam sob outra lógica — e está tudo bem que seja assim.
Peixes
A sensibilidade aumentada que costuma afetar as mulheres de todos os outros signos, curiosamente, afeta menos as piscianas. Por quê? Porque esse é o seu estado natural.
Naturalmente sensíveis, que sentem tudo muito intensamente, as piscianas atravessam o período menstrual como atravessam todas as fases do mês: com muito sentimento.
Isso não significa que a mulher pisciana não deva se nutrir no período. Meditação, yoga, aromas, filmes e músicas que ecoem com a sua natureza emocional são ótimas opções.