Continua após publicidade
Continua após publicidade

‘Referências como a Alcione nos enchem de orgulho’, garante MC Soffia

Em entrevista para a CAPRICHO, a rapper mostra a importância da representatividade, especialmente na vida de meninas negras

Por Isabella Otto Atualizado em 29 mar 2023, 15h54 - Publicado em 29 mar 2023, 06h00

O mês da mulher está chegando ao fim – na teoria, pelo menos. Na prática, diariamente precisamos celebrar umas às outras, especialmente aquelas que vieram antes de nós. Tão importante quanto ter referências é homenagear essas referências ainda em vida, pois isso fortalece a luta que é de todas, embora haja pautas mais urgentes em uma sociedade estruturalmente racista, como as levantadas pelo feminismo negro.

Aos 19 anos, MC Soffia cresceu em frente às câmeras e nas redes sociais, e sua família paterna teve um papel muito importante na sua formação musical. “Temos uma tradição nas festas de cantar karaokê, então artistas como Alcione e Elza Soares sempre estiveram no meu repertório“, contou a rapper em entrevista para a CAPRICHO.

A paulistana encontra na Alcione uma grande referência: “Uma artista como ela, que precisou lutar muito para mostrar seu valor e conseguiu a vitória, realmente é uma referência importante para eu seguir em frente“.

Apelidada de Marrom, a maranhense ganhou fama internacional nos anos 70. Conhecida por hits atemporais como Você me Vira a Cabeça e Meu Ébano, a artista de 75 anos se apresentou recentemente no Festival GRLS!, onde muitos jovens tiveram seu primeiro contato com ela.

Para Soffia, além da importância musical, Alcione carrega uma importância sociocultural e política muito forte. Essa é a importância da representatividade, ainda mais na vida de meninas negras. “O racismo estrutural sempre nos colocou como feias e inferiores, e isso nunca foi verdade. Então, referências como a Alcione e outras artistas negras nos enchem de orgulho”, explica.

Continua após a publicidade

A sambista e intérprete brasileira – que será enredo da Mangueira no Carnaval 2024 – é conhecida por ser também uma exímia trompetista. “Ainda não conheci a Alcione pessoalmente, mas espero ter essa oportunidade. Quando eu a conhecer, quero simplesmente dizer: ‘Alcione, você é maravilhosa!'”, revela MC Soffia, que lançou no último dia 22 o clipe da música Lady da Quebrada, a pedidos de fãs. “Eu os amo e os respeito muito, porque são eles que fazem minha carreira decolar na indústria da música, que é tão disputada“, afirma.

Para a MC, apesar das recentes e poderosas mudanças, ainda falta muita luta para as mulheres pretas conquistarem uma vida digna. Mas uma coisa é certa: é muito bom ter artistas como Alcione para iluminar o caminho. ✨

Publicidade

Publicidade