Continua após publicidade
Continua após publicidade

S.O.S. Sexo: ‘Qual é o jeito certo de usar a camisinha feminina?’

Será que tem um passo a passo para seguir na hora de colocar o preservativo feminino?

Por Amanda Oliveira Atualizado em 21 dez 2018, 17h10 - Publicado em 21 dez 2018, 17h10

A importância de sempre se proteger nas relações sexuais para evitar uma gravidez indesejada e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) é um papo que nunca sai das rodas de conversa sobre o assunto (ainda bem!), mas muito se fala sobre a camisinha masculina e pouco sobre a feminina. Você já reparou que nas campanhas de prevenção, é mais a camisinha masculina que aparece como protagonista? E nas farmácias, então?! É por isso que muitas meninas ainda não sabem como realmente usar a camisinha feminina – e não é tão difícil como parece, viu?

Foi essa a dúvida que a nossa leitora R.D., de 18 anos, enviou: “Qual é o jeito certo de colocar a camisinha feminina? Existe um passo a passo para seguir?”.

Você sabe como usar uma camisinha feminina? Reprodução/Getty Images

Quem esclarece a dúvida é a Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e sexóloga:
Oi, R.D.! Em primeiro lugar, você tem que abrir a embalagem com cuidado para colocar o preservativo: nunca use tesoura ou tente abrir com os dentes, pois isso poderia danificar o produto e furar a camisinha. A argola menor deve ser segurada com o polegar e o dedo indicador. Depois disso, é preciso apertar essa argola e introduzir na vagina com o dedo indicador, empurrando essa parte até o fundo da vagina, de forma que a argola maior ficará para fora, protegendo toda a região da vulva e a entrada do canal vaginal. É isso que aumenta a proteção! O ideal é que a camisinha seja colocada antes de qualquer contato da vagina com o pênis para assim ter uma proteção completa frente a infecções sexualmente transmissíveis.

Continua após a publicidade

Tem mais alguma dúvida sobre esse tipo de preservativo? Já esclarecemos algumas coisinhas sobre a camisinha feminina em outra matéria.

Mande sua dúvida para capricho@abril.com.br e participe da seção S.O.S. Sexo!

 

Publicidade

Publicidade