Sabia que o cérebro também muda ao longo das fases do ciclo menstrual?
Entenda como funcionam as fases do ciclo menstrual e as mudanças que elas causam no cérebro, de acordo com pesquisas recentes
De forma resumida e simplificada, no ciclo menstrual acontece a preparação do corpo da mulher para uma possível gravidez. Durante esse período, que dura em média 28 dias, já sabemos que acontece transformações nos órgãos reprodutivos. A novidade é que essa oscilação hormonal também traz mudanças significativas no cérebro, como apontam novos estudos.
Por meio de ressonâncias magnéticas, pesquisadores da Universidade da Califórnia acompanharam as atividades cerebrais de 30 mulheres ao longo de três fases de seus ciclos menstruais: menstruação, ovulação e fase lútea média. Mais para frente, te explicaremos o que se passa em cada uma delas, mas o ponto é que os exames detectaram que, à medida que os hormônios flutuam, tanto os volumes de matéria cinzenta e branca como o volume do líquido cefalorraquidiano apresentam mudanças – não só nas regiões associadas ao ciclo menstrual.
Um outro estudo, divulgado na Nature Mental Health, acompanhou as mudanças nos cérebros de 27 voluntárias, durante seis fases do ciclo menstrual: menstrual, pré-ovulatória, ovulação, pós-ovulatória, lútea média e pré-menstrual.
Nesse caso, além da ressonância, os pesquisadores analisaram coletas de sangue feitas em cada uma das fases para ver como a concentrações de estrogênio e progesterona altera o cérebro. Eles foram mais a fundo para entender as transformações no hipocampo e nas áreas circundantes do lobo temporal medial, que suportam uma ampla gama de funções cognitivas e emocionais durante o ciclo. E, mais uma vez, foi concluído que o cérebro muda, sim, ao longo do ciclo menstrual.
Como funciona o ciclo menstrual? O que acontece em cada fase?
O ciclo inteiro é dividido em quatro fases: fase menstrual, fase folicular, fase ovulatória e fase lútea. O primeiro dia do seu ciclo é quando você menstrua. O sistema reprodutor da mulher repete um padrão comum desses eventos controlados por hormônios, que se repetem todo mês. Mas, qual o papel de cada um deles?
Fase menstrual: como o próprio nome já sugere, este é o período de sangramento. Normalmente, ele costuma durar de 3 a 7 dias.
Fase proliferativa ou estrogênica (folicular): é o período de maturação do folículo ovariano e secreção de estrógeno.
Fase secretora ou lútea: marcado pela ovulação e intensa ação do corpo lúteo, esse período é o final da fase proliferativa e início da fase pré-menstrual.
Fase pré-menstrual ou isquêmica: é quando a mulher está prestes a menstruar. Ocorre a queda das concentrações dos hormônios ovarianos e a camada superficial do Endométrio perde seu suprimento sanguíneo normal. Pode ser acompanhada por dor de cabeça, dor nas mamas e possíveis alterações psíquicas, como fácil irritabilidade, insônia e a clássica TPM (Tensão Pré-Menstrual). Esta fase dura cerca de dois dias.
Interessante, né?