Saiba a diferença entre os termos coronavírus, Sars-CoV-2 e COVID-19
Não é tudo a mesma coisa
Uma das palavras que você possivelmente mais escutou nos últimos tempos foi coronavírus, certo? Está em todos os lugares, em todas as matérias. Se você acha, contudo, que ela significa a doença que já levou a óbito mais de 15 mil pessoas no mundo, está muito enganada. Os termos coronavírus, Sars-CoV-2 e COVID-19 querem dizer coisas diferentes.
Vamos começar por coronavírus, que é como são chamados os membros da família a qual o vírus pertence, a Coronaviridae. Eles são responsáveis por causar infecções respiratórias, de leves a graves, em seres humanos e em alguns animais. Em meados de 1960, o primeiro deles foi descoberto. Depois, vieram os mais conhecidos, o Sars-CoV e Mers-CoV.
A expressão Sars-CoV-2 é usada para denominar o nome do vírus atual, anteriormente chamado de novo coronavírus. Como ele é uma variante do Sars-CoV, causador da síndrome respiratória que desencadeou mais de 8 mil mortes no mundo todo em 2002, ganhou o nome de Sars-CoV-2 (síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2).
Se coronavírus é o membro da família Coronaviridae e Sars-CoV-2 é o nome do vírus em questão, COVID-19 é o nome da doença causada por ele, que, dentre as muitas complicações, causa insuficiência respiratória grave. Os sintomas variam, mas os mais comuns são tosse, falta de ar e febre.
Estamos entendidas? Perpetue conhecimento, mas, se possível, sem sair de casa! 😉