Saiba a origem dos 10 nomes brasileiros mais populares e seus significados
Todos eles têm algo em comum. Sabe dizer qual é?
Você já se perguntou como o seu nome surgiu e por que é mais comum sabermos o significado de nossos sobrenomes? Quando o assunto é o nome de batismo, costumamos escutar histórias mais pessoais, como “sempre achei esse nome bonito” ou “tinha uma cantora que eu amava com esse nome”.
Por isso, separamos os 10 nomes mais registrados entre 2007 e 2013, de um levantamento feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen-SP), baseado em informações de mais de 800 cartórios do estado e explicamos o significado de cada um deles!
1º lugar: Maria
Maria, que significa “senhora soberana”, é um dos nomes mais usados do mundo há alguns séculos! Acredita-se Maria provavelmente se originou de Maryáh, de origem hebraica. O nome possui variação em francês, Marie, e em inglês, Mary. Maria tem tamanha popularidade principalmente por se tratar de um nome bíblico.
2º lugar: Ana
Ana vem de Hannah, um nome hebraico, e o seu significado é “graciosa” ou “abençoada”. Ana é o nome atribuído à mãe de Maria, avó de Jesus Cristo.
3º lugar: Davi
O significado do nome é “amado”. Davi apareceu no Antigo Testamento como o segundo rei de Israel, que venceu o gigante Golias. O nome tem raízes hebraicas: se origina de Dawid ou Dawídh.
4º lugar: Miguel
“Aquele que se parece com Deus”. Este é o significado de Miguel. O nome, um dos mais antigos do mundo, também tem origem hebraica e vem de Mihkael. Uma das referências mais famosas aparece na Bíblia com o arcanjo Miguel. No dia 29 de setembro, comemora-se o dia de São Miguel.
5º lugar: Pedro
Pedro se originou do nome grego Pétros, de petra, sendo assim, “pedra ou rochedo”. É um dos nomes dos apóstolos de Jesus Cristo. Sua versão em inglês é Peter. Foi o nome muitos governantes, entre eles, Dom Pedro II, último imperador do Brasil.
6º lugar: João
João, assim como Maria, é um dos nomes mais comuns não só no Brasil mas, no mundo! O nome tem origem hebraica e um dos seus primeiros registros aparece em documentos do século XI, em Portugal. Faz referência àquele que é “agraciado por Deus”.
7º lugar: Arthur
A origem é incerta, mas acredita-se que Arthur, que significa o “grande urso” ou “urso nobre”, surgiu da língua celta ou francesa. Uma das figuras mais conhecidas a ter esse nome é Rei Arthur, que segundo a lenda, consegue retirar uma espada mágica, a Excalibur, de uma pedra.
8º lugar: Gabriel
Gabriel significa “homem de Deus” ou “que tem a força divina” e tem origem hebraica. É o nome atribuído ao arcanjo que é o portador de boas notícias.
9º lugar: Lucas
A origem do nome é incerta, mas existem duas teorias: a primeira afirma que surgiu do grego e que essa era a denominação atribuída a quem viesse da Lucânia, enquanto a segunda diz que as raízes são latinas. Lucas aparece na Bíblia como um dos apóstolos de Jesus. Um dos significados do nome é “iluminado”.
10º lugar: Enzo
Uma das teorias sobre a origem de Enzo aponta que o nome tem raízes italianas. Nós explicamos: Heinz seria o diminutivo do alemão Herich, correspondente a Henrique. Enzo, que significa “senhor da fortaleza” ou “príncipe “do lar” seria uma variação italiana de Heinz. Uma curiosidade: em 2019, o nome Enzo Gabriel foi o mais registrado no Brasil!
Uma coisa é certa: brasileiros adoram nomes bíblicos.