Você já se perguntou como é proteger um museu? Monótono? Para algumas pessoas, definitivamente sim! De acordo com o jornal Daily Mail, um segurança do Yeltsin Center, em Ecaterimburgo, na Rússia, ficou entediado já em seu primeiro dia de trabalho e decidiu desenhar olhinhos no quadro Three Figures, de Anna Leporskaya, avaliado em R$ 5 milhões.
A obra, da década de 30, pertence ao período da União Soviética e a “brincadeirinha” foi notada por dois visitantes, que perceberam a modificação feita com caneta esferográfica.
A polícia não revelou o nome do segurança em questão, mas foi divulgado que ele tem por volta de 60 anos e era terceirizado. O funcionário foi demitido e a empresa que cuidou da contratação está pagando a restauração do quadro, que vai custar cerca de R$ 15 mil. “O dano, segundo especialistas, pode ser eliminado sem consequências para a obra de arte”, informou o museu.
E tem mais! Para piorar a situação, a obra era emprestada de outra galeria, a Estatal Tretyakov, e estava no Yeltsin Center provisoriamente, fazendo parte da exposição “O Mundo Como a Não-Objetividade; O Nascimento de Uma Nova Arte”. Oops!