Em um mundo em que parece cada dia mais difícil pensar no outro, é importantíssimo que pessoas e marcas com relevância usem suas vozes para fazer o bem. A Starbucks Canadá determinou recentemente que todas as 250 lojas de Grande Toronto, maior região metropolitana do país, devem doar 100% dos alimentos não comercializados no dia para pessoas carentes.
A prática deve ser estendida a todas as lojas da franquia e, até 2021, as 1.100 unidades devem adotar a política. Estima-se que a Starbucks doe cerca de 1.5 milhões de refeições ao ano com a ação solidária.
“A comida desperdiçada é um problema de grande escala para todos os setores de alimentos, enquanto mais de quatro milhões de canadenses são afetados pela fome”, disse em comunicado oficial Luisa Girotto, vice-presidente de assuntos públicos da Starbucks Canadá. O intuito é que a rede de cafeterias evite que alimentos ainda próprios para o consumo sejam descartados.
Para ajudar no planejamento, a franquia contratou os serviços da Second Harvest, maior organização de caridade do Canadá. O envio dos alimentos deve ser feito de maneira rápida para que as famílias carentes recebam produtos ainda bons para o consumo.
Apesar de ainda não haver uma previsão, espera-se que a atitude da Starbucks Canadá desperte o interesse de outras Starbucks do mundo a darem um destino digno aos alimentos que não saíram das prateleiras. É comum que funcionários possam levar as “sobras” do dia para a casa, mas doar as comidas para quem realmente necessita alimenta alma.
Vamos nessa, restaurantes!