Em conversa com Lucas Bissoli, estudante de medicina, o ator Tiago Abravanel escancarou alguns exemplos de gordofobia social que as pessoas gordas precisam encarar diariamente. O neto do Silvio Santos disse que entende que pessoas muito magras também “são zoadas” pela sociedade, mas que é diferente quando o assunto são pessoas gordas, pois estas são impossibilitadas de fazer muitas coisas por causa do sobrepeso. “A gordofobia vai além do estético. Eu não passo em catracas, o cinto da poltrona do avião não cabe em mim. As pessoas gordas são excluídas da sociedade”, disse no BBB22.
O brother continuou dizendo que é muito estranho chegou a uma loja e ter que fazer compras em um setor separado, referindo-se à parte plus size. Ele também aproveitou para deixar claro que não está incentivando a obesidade, pois saúde vai além de forma física. “Tem vários caras que são ‘saradinhos’ e a saúde está uma merda”, opinou.
Pedro Scooby concordou e lembrou que muita gente que tem o que a sociedade entende como “o corpo perfeito” toma bomba e fica com o fígado ferrado.
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade
Lucas concordou que a questão do sobrepeso não significa que a pessoa não seja saudável, mas seguiu criticando a obesidade: “É um dos três fatores de risco para várias doenças: obesidade, tabagismo e alcoolismo. Por isso tem que controlar o peso”, disse.
Tiago retrucou: “Mas eu, com 120 quilos, tenho meus exames todos em dia, sem colesterol alto nem nada. Cada caso é um caso, o médico precisa estudar individualmente”, opinou. O ator ainda deu uma resposta certeira àqueles que acreditam que toda a pessoa gorda tem problemas de saúde ou é doente: “Generalizar o sobrepeso como fator de risco é gordofobia”.