Continua após publicidade

Três trocas simples, baratas e sustentáveis para fazer na sua rotina

Sabe aquela caneta marca texto que às vezes você tem de várias cores? Pois é, está na hora de aposentá-la!

Por Da Redação 15 jul 2022, 12h03
topo livia machado galera ch
Barbara Marcantonio/CAPRICHO

Oi, gente, aqui é a Lív e, para começar bem a minha jornada no Blog da Galera, resolvi falar sobre um tema mais do que especial para mim: meio ambiente. Como vocês sabem, há anos o nosso planeta enfrenta diversos problemas por causa das ações do ser humano, e a situação está ficando cada vez mais preocupante.

Duas mãos circundam uma folha verde
We Are/Getty Images

Por isso, é essencial prestar atenção às nossas pequenas ações do cotidiano e a como elas podem afetar não só a Terra, mas a nós mesmos. Separei com carinho algumas dicas valiosas para quem vai começar do zero, sem mudanças radicais. Inclusive, elas podem te trazer grandes benefícios!

Continua após a publicidade

1. Garimpe em sua própria casa

Essa vai para quem, assim como eu, ama uma roupa diferente. Ao invés de consumir loucamente todas as tendências lançadas nas lojas de fast fashion (que custam uma fortuna e não duram muito, né?), procure o que você já tem em casa! Pense que é uma caça ao tesouro! Você pode achar uma camisa divertida perdida nas gavetas do seu pai ou uma peça vintage e atemporal abandonada no armário da sua avó. As chances de encontrar alguém usando a mesma roupa é mínima e você ainda vai conseguir um look lindo, original, barato e que, acima de tudo, corta o ciclo de compra, uso e descarte indevido. 

2. Substitua seus marcadores de texto

Para excluir mais um plástico da nossa lista de material escolar, é superlegal substituir os tradicionais marcadores de texto com embalagens de plástico por giz de cera ou lápis de cor. Além de realizarem a mesma função (sem transpassar para o verso da folha), você tem uma maior disponibilidade de cores, e o preço é bem melhor.

Continua após a publicidade

Sabia que é assim que "nasce" a bucha vegetal?
Sabia que é assim que “nasce” a bucha vegetal? narcisa/Getty Images

3. Invista na buchinha vegetal

Você sabia que, em 15 dias, sua esponja de lavar louça pode acumular quase 680 milhões de bactérias? O melhor para você e para o meio ambiente é a famosa bucha vegetal, que é uma planta! Ela pode durar até dois meses e, depois do uso, você pode colocá-la na composteira, enterrar ou até descartar no lixo orgânico.

+ Nós sabemos que o mundo é complexo de entender, ainda mais em ano eleitoral. Vem com a gente no CH na Eleição.

Continua após a publicidade

Esses são só alguns dos milhares de hábitos que podemos introduzir no nosso cotidiano para fazer um mundo melhor. Afinal, nem sempre damos valor à experiência que é estar vivo em um planeta tão lindo quanto o nosso.

Publicidade