Na manhã desta quarta-feira, 02, o Ministério da Educação divulgou através do Diário Oficial da União que as aulas presenciais nas universidades federais brasileiras devem ser retomadas a partir do dia 4 janeiro.
As únicas ressalvas são que as instituições deverão respeitas o “protocolo de biossegurança” estabelecido pelo pelo MEC, nº 572, em 1º de julho de 2020, contra o novo coronavírus. Além disso, outras meios de complementar a educação de forma remota, como utilizando recursos educacionais digitais, poderão ser usados, “em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”. A ressalva fica apenas para o curso de Medicina, que, de acordo com o Ministério, “fica autorizada a excepcionalidade apenas às disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso, conforme disciplinado pelo CNE”.
Estágios também podem ser retomados a partir do dia 4, mas apenas se a empresa não estiver mais adotando a prática do home office. Caso contrário, não tem porquê o estagiário atuar presencialmente – ou não deveria ter.
Normalmente, as aulas nas universidades voltam no final de janeiro, contudo, por causa do ano atípico de 2020, o MEC decidiu antecipá-las em 2021. Mesmo com o posicionamento no Diário Oficial da União, muitas instituições estão receosas e falam em voltar apenas depois de uma campanha de vacinação contra a COVID-19. A população também não está contente com a determinação, tendo a o MEC ficado entre os assuntos mais comentados do Twitter na manhã desta quarta-feira. Confira alguns posicionamentos:
ABSURDO! O MEC está pressionado as universidades para o retorno das aulas presenciais em janeiro. Sem levar em consideração o aumento dos casos do novo coronavírus e contramão dos esforços que as instituições tiveram para conter contágios e reformular o calendário acadêmico. pic.twitter.com/fkfWaItJfN
— União Nacional dos Estudantes – UNE (@uneoficial) December 2, 2020
O MEC baixou portaria determinando o retorno às aulas presenciais nas universidades federais a partir de janeiro.
Sem vacina ainda, com o número de casos subindo e quase 180.000 mortos por COVID-19.
Bando de irresponsáveis. pic.twitter.com/YX4hClbQpS
— cidadão médio (@manotelli) December 2, 2020
o plano de vacinação so começa em março e o mec quer que em 4 janeiro as federais voltem com a aula presencial
o sentido? nao tem
— ana clara (@clarinhaas) December 2, 2020
gente eu fui dormir e acordei com o MEC querendo MATAR todos nós a partir de janeiro
— 𝙈𝙀𝙉𝙄𝙉𝙊 𝘽𝙍𝙐𝙉𝙊 𝙂𝙄𝙇𝙁Ã 𝙀 𝙅𝙐𝙅𝙐𝙁Ã (@infernodeuser) December 2, 2020