Quase toda debutante que namora enfrenta a mesma dúvida: envolver ou não o namorado no cerimonial da festa de 15 anos? De um lado, há o receio de que ele possa ficar chateado por ser excluído da valsa. De outro, o medo de se arrepender caso o relacionamento não dure tanto assim.
A primeira pergunta que você deve se fazer é: o que ele representa para mim? Para participar de um dos dias mais importantes da sua adolescência, não basta ser seu namorado, ele deve ser também seu melhor amigo. Só assim você não vai se arrepender no futuro.
Não estamos torcendo contra seu relacionamento, mas é preciso manter os pés no chão e pensar na possibilidade de um dia ele acabar. Ser ex não significa ser inimigo. A amizade pode – e deve – ser mantida. E, se isso acontecer, você não se sentirá mal ao vê-lo nos registros da festa.
É importante conversar também com os seus pais sobre o assunto e checar a opinião deles antes de tomar a decisão. A maioria dos pais prefere que o cerimonial envolva apenas a família. Neste caso, convide um primo ou parente para ser o príncipe e chame o namorado para uma dança especial, como a coreografia de abertura da pista. Ele também pode receber um tempo para homenagem, se quiser.
Incluí-lo no ensaio pré-festa é outra boa alternativa para celebrar o relacionamento de uma forma diferente.
E, por fim, converse com o seu namorado. Afinal, ele precisa saber o que você planeja. Explique exatamente qual será a participação dele no evento. Se decidir convidá-lo para ser o príncipe, explique que tomou essa decisão porque ele representa um momento muito importante da sua vida que você não quer que acabe. Quer homenagem mais linda? Mas se ele não for o príncipe, seja sincera ao revelar sua escolha. Se ele for realmente especial entenderá sua posição e respeitará seu sonho.
Para vocês, o namorado deve ou não participar do cerimonial da festa?