O vegetarianismo cresce cada vez mais no Brasil. De acordo com um levantamento realizado pelo Ibope e encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira, as pessoas que decidiram excluir a carne do cardápio já somam 30 milhões no país, equivalente a 14% da população brasileira. Ou seja, é muita gente. Mas você tem alguma ideia de quantos tipos de alimentação vegetariana existem?
De acordo com a chef e nutricionista especialista em nutrição vegetariana Rafaela Senderowicz Mold, é considerada vegetariana toda pessoa que “exclui de sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos“. A alimentação vegetariana pode ser classificada em 5 tipos, de acordo com o consumo de subprodutos animais.
1. Ovolactovegetariana
Essa dieta é a que não possui carne, frango, peixe ou frutos do mar, mas utiliza ovos, leite e laticínios na alimentação.
2. Lactovegetariana
Já a pessoa lactovegetariana não consome carne, frango, peixe, frutos do mar, ovos e derivados, mas faz uso de leite e laticínios.
3. Ovovegetariana
Esse tipo de vegetarianismo não utiliza laticínios, mas consome ovos – e, obviamente, não come nenhum tipo de carne.
4. Vegetariana estrita
Muita gente confunde o vegetarianismo estrito do veganismo. Isso porque a pessoa vegetariana estrita não consome nenhum tipo de carne, ovos, laticínios e nada que tenha origem animal na alimentação. Foco na última parte: essa dieta só exclui produtos de origem animal quando se trata de comida. Esse tipo também pode ser chamado de vegetarianismo puro.
5. Vegana
Diferentemente do tipo listado acima, a pessoa vegana recusa o uso de componentes animais não alimentícios. Ou seja, ela não consome roupas de couro, lã, seda e produtos que são testados em animais, como alguns itens de maquiagem.
E aí, você se identifica com qual tipo de vegetarianismo?