Pela primeira vez em 26 edições, o MTV Movie & TV Awards (antigo MTV Movie Awards) não separou as categorias por gênero, como estamos tão acostumadas a ver. Sem as subcategorias masculinas e femininas, Emma Watson competiu com Hugh Jackman que competiu com Hailee Steinfeld e assim por diante.
Para tornar a mudança ainda mais significativa, a primeira ganhadora dessa nova fase sem gênero da premiação foi nada mais, nada menos que Emma Watson! Durante o discurso, a atriz falou algumas coisas muito interessantes e destacou o fato de que, na hora de atuar, você se coloca no papel de outra pessoa e isso não tem nada a ver com ser homem ou mulher. É tudo sobre empatia. Então, para que categorias diferentes?
“Primeiro, eu sinto que preciso dizer uma coisa sobre o prêmio de atuação em si. Este é o primeiro na história das cerimônias a não separar nomeados com base no sexo, e isto diz alguma coisa sobre como percebemos a experiência humana“, declarou a atriz, que ainda finalizou o discurso com uma linda mensagem sobre o filme A Bela e a Fera, que lhe rendeu a vitória: “Os aldeões queriam que a Bela acreditasse que o mundo era menor do que ela via e com poucas oportunidades. Eu adorei representar alguém que não ligou para nada disso”.
Parece algo simples, mas foi um grande passo para que uma mudança ainda maior aconteça dentro das premiações. É claro que assim como toda grande transformação, teve aqueles que concordaram e aqueles que se sentiram incomodados de alguma forma. O por quê? Talvez essas pessoas façam parte daquele grupo que se recusa a enxergar que a sociedade ainda é muito machista e que por força do hábito, mesmo sem perceber, acabamos dando mais valor a homens que a mulheres. Isso acontece porque o sexo masculino é tratado ao longo da história como o sexo forte, sendo as mulheres o sexo frágil. Os homens que sustentavam a família, traziam dinheiro para casa, trabalhavam… Hoje, ainda vemos resquícios dessas tradições: homens ganhando salários maiores que mulheres que fazem tanto ou mais que eles, por exemplo. Mas as coisas estão mudando…
O fato de Emma Watson ter ganhado o primeiro prêmio sem gênero da noite também foi algo muito bem pensado e estruturado. Não pense que as coisas vão se transformar do dia para a noite. Para não ser efêmera, toda grande mudança leva tempo. Pode ser que o fato da MTV ter tomado esta atitude de modificar sua principal premiação não leve a nada nem inspire outras cerimônias. Mas pode ser que essa movimentação cause um efeito dominó e, aos poucos e finalmente, consigamos derrubar todas as peças separatistas e misóginas. E isso vale para tudo e todos!
+ Leia mais: ‘O mundo precisa de mais gente como Bela’, diz Emma Watson